Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9709
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Maxiandetth Santos de-
dc.date.accessioned2025-08-25T18:50:48Z-
dc.date.available2025-08-25T18:50:48Z-
dc.date.issued2025-03-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9709-
dc.descriptionThis Course Completion Paper (TCC), written in the format of a Formation Memoir, aims to narrate the trajectory of my journey as an educator in training. The memoir establishes a connection between my experiences in basic education and my academic journey at the university during the Pedagogy course, especially in supervised internships. It also relates my personal life, encompassing learning, challenges, and the role of a single mother working as a teacher, highlighting how theoretical and practical knowledge intertwine in the construction of my teaching identity. A dialogue was established with authors such as Josso, Moura, and Passeggi, who support the research and writing of the memoir, as well as Soares, in discussions on literacy methods. The research methodology is qualitative and autobiographical in nature, based on the analysis of memories, challenges, and learning processes built throughout the academic journey and pedagogical practices that support this study. The research reinforces the importance of the memoir as a tool for reflection and self-formation, emphasizing the intersection of personal, academic, and professional life in the educator’s development. By revisiting my experiences, I recognize how each stage of my training contributed to the development of my teaching identity, strengthening my understanding of the teacher’s role and its impact on knowledge construction. Thus, this study reaffirms the importance of autobiographical writing as a reflective and formative exercise, allowing educators to acknowledge and appreciate the knowledge acquired throughout their journey, enhancing their pedagogical practice and continuous growth.pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), escrito em formato de Memorial de Formação, tem por objetivo narrar a trajetória enquanto educadora em formação. O Memorial faz uma relação das narrativas da educação básica e as vivências na universidade durante o curso de Pedagogia, especialmente nos estágios supervisionados. Relaciona também a vida pessoal, com aprendizados e desafios e a função de mãe solo atuando como professora, evidenciando como os conhecimentos teóricos e práticos se entrelaçam na construção da identidade docente. Foi feito um diálogo com autores como Josso, Moura e Passeggi que fundamentam a pesquisa e escrita do Memorial, além de Soares ao se tratar sobre os métodos alfabetizadores. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa e autobiográfica, fundamenta-se na análise das memórias, desafios e aprendizagens construídas no percurso acadêmico e nas práticas pedagógicas, que embasam este trabalho. O estudo reforça a importância do memorial como um instrumento de reflexão e autoformação, destacando a intersecção entre vida pessoal, acadêmica e profissional no desenvolvimento do educador. Ao revisitar as experiências, percebo como cada etapa da formação contribuiu para o desenvolvimento da identidade docente, fortalecendo a compreensão sobre o papel do professor e sua influência na construção do conhecimento. Assim, este trabalho reafirma a importância da escrita autobiográfica como um exercício reflexivo e formativo, permitindo que educadores reconheçam e valorizem os saberes adquiridos ao longo de sua caminhada, impulsionando sua prática pedagógica e seu crescimento contínuo.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectMemorial de formação;pt_BR
dc.subjectTrajetória acadêmica;pt_BR
dc.subjectIdentidade docente;pt_BR
dc.subjectMaternidadept_BR
dc.subjectMemorial of training;pt_BR
dc.subjectAcademic trajectory;pt_BR
dc.subjectTeacher identity;pt_BR
dc.subjectMaternitypt_BR
dc.titleMEMORIAL DE FORMAÇÃO: SABERES E FAZERES DE UMA EDUCADORA EM FORMAÇÃOpt_BR
dc.title.alternativeTRAINING MEMORIAL: KNOWLEDGE AND SKILLS OF AN EDUCATOR IN TRAININGpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAXIANDETTH SANTOS DE OLIVEIRA.pdfTCC de Graduação894,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.