Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9710
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMACHADO, Perpetua Alcantara-
dc.date.accessioned2025-08-25T18:58:30Z-
dc.date.available2025-08-25T18:58:30Z-
dc.date.issued2025-03-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9710-
dc.descriptionThrough the analysis of the current context, it is evident that discussing Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), especially in the educational field, is of great importance, considering the development of these students in the classroom. This relevance arises from the fact that this topic has been increasingly discussed in this field, making it necessary to study it—especially to explore possible strategies that could contribute to the cognitive development of students with this disorder. In this sense, the general objective of this study was to analyze the pedagogical strategies implemented by teachers in the Early Years of Education, in relation to their impact on the learning of students with ADHD in a municipal school in Imperatriz, MA. To support the investigation, authors in the field, such as Barkley and Benton (2011), as well as articles, theses, and dissertations, such as those by Pacheco (2020), Barbero (2022), and Holanda (2024), among others of equal importance, were used. Relevant legislation that addresses the right to inclusive education, such as the Federal Constitution and Law No. 14,254/2021, which specifically addresses ADHD, was also utilized. In terms of methodology, the research followed a qualitative approach, including immersion through field research. Four teachers from the Early Years of Education, working in a municipal school in Imperatriz, MA, and who have students with ADHD in their daily pedagogical work, participated in the study. Data generation occurred through semi-structured interviews, and descriptive data analysis was performed, focusing on the investigated phenomenon in order to answer the guiding research question. The results indicated that, although it is a widely discussed topic, it remains a challenge for teachers to develop adapted methodologies for students with ADHD. Teachers recognize that efforts are crucial, but there are several factors involved, beyond the good will of the professionals. Therefore, it is a collective effort that does not solely depend on the classroom teacher. In this context, even with efforts for inclusion, gaps in educator training and the lack of adequate materials perpetuate the exclusion of these students. The conclusion is that the responsibility for inclusion should be institutional, requiring adequate investments and ongoing support to ensure that the educational rights of students with ADHD are effectively guaranteed.pt_BR
dc.description.abstractAtravés da análise do contexto atual é notória a importância de se discutir sobre o Transtorno do Déficit de atenção e hiperatividade, especialmente no campo educacional, tendo em vista o desenvolvimento desse aluno na sala de aula. Essa relevância se deve ao fato de que esse tema tem se tornado bastante suscitado nesse campo, de modo que se faz necessário o estudo sobre ele; especialmente, visando possíveis estratégias que possam contribuir para o desenvolvimento cognitivo do aluno que tem esse transtorno. Neste sentido, este estudo teve como objetivo geral analisar estratégias pedagógicas implementadas por professores dos Anos Iniciais com relação ao seu impacto para o aprendizado de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em uma escola municipal de Imperatriz-MA. Com o propósito de embasar a investigação foram utilizados autores da área, tal como Barkley e Benton (2011), além de artigos, teses e dissertações, como os de Pacheco (2020), Barbero (2022) e Holanda (2024), entre outros de igual importância. Também foram utilizadas legislações pertinentes e que abordam sobre o direito a uma educação inclusiva, tais como a Constituição Federal e a Lei nº 14.254/ 2021, que trata especificamente do TDAH. No âmbito metodológico a pesquisa foi conduzida tendo uma abordagem qualitativa, além da imersão realizada por meio de uma pesquisa de campo. Participaram deste estudo quatro professores/as dos Anos Iniciais, que atuam em escola da rede municipal de Imperatriz-MA e tem alunos com TDAH no cotidiano do trabalho pedagógico. A geração de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas e foi realizada a análise descritiva dos dados, focando no fenômeno investigado, com vistas a responder a pesquisa mobilizadora desta pesquisa. Os resultados apontaram que, apesar de ser um tema bastante debatido ainda é um desafio para os professores desenvolverem metodologias adaptadas para os alunos com TDAH, sabendo que os esforços são fundamentais, mas que há uma série de elementos envolvidos, além da boa vontade dos profissionais. Assim, é um trabalho que se dá em conjunto e não depende apenas do(a) professor(a) da sala de aula. Nesse contexto, ainda que haja esforços para inclusão, as lacunas na formação dos educadores e a falta de materiais adequados perpetuam a exclusão desses alunos. Conclui-se que a responsabilidade pela inclusão deve ser institucional, exigindo investimentos adequados e apoio contínuo, para que os direitos educacionais dos alunos com TDAH sejam efetivamente garantidos.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectTDAH;pt_BR
dc.subjectInclusão;pt_BR
dc.subjectImperatriz-MA;pt_BR
dc.subjectEstratégias pedagógicaspt_BR
dc.subjectADHD;pt_BR
dc.subjectInclusion;pt_BR
dc.subjectImperatriz-MA;pt_BR
dc.subjectPedagogical strategiespt_BR
dc.titleESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DIRECIONADAS PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ-MApt_BR
dc.title.alternativePedagogical strategies aimed at students with attention deficit hyperactivity disorder in a municipal school in Imperatriz, Maranhãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PERPÉTUA ALCÂNTARA MACHADO.pdfTCC de Graduação584,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.