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Título: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS ÉTICOS NO USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL POR DISCENTES DE PEDAGOGIA
Título(s) alternativo(s): CONTRIBUTIONS AND ETHICAL CHALLENGES IN THE USE OF ARTIFICIAL INTELLIGENCE BY PEDAGOGY STUDENTS
Autor(es): SANTOS, Valdiele da Silva
Palavras-chave: Inteligência Artificial;
pesquisa acadêmica;
ética;
formação docente
Artificial Intelligence;
academic research;
ethics;
teacher training
Data do documento: 24-Fev-2025
Editor: UFMA
Resumo: O presente trabalho investigou as contribuições e desafios éticos do uso da Inteligência Artificial (IA) na formação acadêmica de estudantes de Pedagogia, analisando como essas ferramentas são percebidas e utilizadas em suas atividades acadêmicas. A pesquisa buscou explorar as produções científicas sobre o uso da IA na pesquisa acadêmica, identificar as potencialidades e limitações percebidas pelos estudantes nas atividades acadêmicas em geral e na habilidade de pesquisar em particular, além de avaliar as implicações éticas associadas ao seu uso. Para isso, adotou-se uma abordagem mista, combinando métodos qualitativos e quantitativos. Foram aplicados questionários estruturados a 55 acadêmicos de uma universidade pública do Nordeste brasileiro. A fundamentação teórica foi baseada em autores da área da educação e tecnologia, como Freire (1996), Alves (2004) e Vicari (2021), que enfatizam a importância da autonomia do estudante no processo de construção do conhecimento. Os resultados demonstraram que a IA é amplamente utilizada como ferramenta de otimização do tempo, apoio na organização de conteúdos e auxílio na revisão textual. Contudo, os respondentes também expressaram preocupações com a dependência tecnológica, a superficialidade no aprendizado e a possibilidade de plágio. A análise revelou também que, apesar de suas vantagens, a IA deve ser compreendida como um recurso complementar, e não como um substituto do pensamento crítico e da autonomia acadêmica. A pesquisa destacou ainda a necessidade de regulamentações e diretrizes institucionais para garantir um uso ético e responsável das ferramentas de IA, alinhado aos princípios da integridade acadêmica. Conclui-se que, para que a IA contribua efetivamente para o aprimoramento das habilidades de pesquisa, é imprescindível a formação contínua de educadores e estudantes quanto ao seu uso crítico e ético. Dessa forma, a tecnologia pode ser uma aliada na construção de um ambiente acadêmico inovador, sem comprometer os valores fundamentais da educação.
Descrição: This study investigated the contributions and ethical challenges of using Artificial Intelligence (AI) in the academic training of Pedagogy students, analyzing how these tools are perceived and used in their academic activities. The research aimed to explore scientific productions on the use of AI in academic research, identify the potentialities and limitations perceived by students in academic activities in general and in the ability to research in particular, and assess the ethical implications associated with its use. To achieve these objectives, a mixed-methods approach was adopted, combining qualitative and quantitative methods. Structured questionnaires were applied to 55 students from a public university in Northeast Brazil. The theoretical framework was based on authors in the field of education and technology, such as Freire (1996), Alves (2004), and Vicari (2021), who emphasize the importance of student autonomy in the process of knowledge construction. The results showed that AI is widely used as a tool for time optimization, content organization, and text revision support. However, respondents also expressed concerns about technological dependence, superficial learning, and the possibility of plagiarism. The analysis also revealed that, despite its advantages, AI should be understood as a complementary resource rather than a substitute for critical thinking and academic autonomy. The research also highlighted the need for institutional regulations and guidelines to ensure the ethical and responsible use of AI tools, aligned with the principles of academic integrity. It is concluded that, for AI to effectively contribute to the improvement of research skills, continuous training of educators and students on its critical and ethical use is essential. Thus, technology can be an ally in building an innovative academic environment without compromising the fundamental values of education.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9711
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

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