Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9712
Título: Diário de um instrutor em formação: processo teatral no experimento “A Comunidade do Coco Babaçu”
Título(s) alternativo(s): Diary of an instructor in training: theatrical process in the experiment “The Babaçu Coconut Community”
Autor(es): SOUSA, Adailton Silva
Palavras-chave: jogos teatrais;
cultura popular;
teatro comunitário;
criação coletiva;
práticas formativas.
theatrical games;
folk culture;
community theater;
collective creation;
educational practices.
Data do documento: 31-Jul-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O presente artigo tem como foco destacar o processo de criação do experimento cênico A Comunidade do Coco Babaçu, desenvolvido durante as oficinas de teatro do projeto Grupo Grita: Uma Escola de Arte (2022), realizado na comunidade do Anjo da Guarda, em São Luís/MA. A proposta foi conduzida com base nos jogos teatrais de Viola Spolin (2015) e Augusto Boal (2014), articulando práticas pedagógicas de inspiração freiriana, centradas na escuta, no diálogo e na valorização dos saberes culturais dos participantes. O ponto de partida das oficinas foi o tema gerador “São João Coisa Nossa”, a partir do qual emergiu, por meio da escuta ativa dos alunos, a dança do coco como elemento simbólico e estético central. A metodologia adotada se apoia na pesquisa narrativa, com ênfase na escrita de diário de processo como instrumento de análise. Os resultados indicam que a combinação entre jogos teatrais, investigação cultural e criação coletiva potencializaram a expressão artística dos participantes, promoveram o fortalecimento de vínculos comunitários e favoreceram uma formação estética e cidadã ancorada no território.
Descrição: ABSTRACT This article focuses on highlighting the creative process of the scenic experiment The Babaçu Coconut Community, developed during the theater workshops of the project Grupo Grita: A School of Art (2022), held in the Anjo da Guarda community, in São Luís, Maranhão, Brazil. The proposal was conducted based on the theatrical games of Viola Spolin (2015) and Augusto Boal (2014), articulated with pedagogical practices inspired by Paulo Freire, centered on listening, dialogue, and the appreciation of the participants’ cultural knowledge. The starting point for the workshops was the generative theme “São João Coisa Nossa” (“Saint John, Our Tradition”), from which, through active listening to the students, the coco dance emerged as a central symbolic and aesthetic element. The adopted methodology is grounded in narrative research, with emphasis on process journaling as an analytical tool. The results indicate that the combination of theatrical games, cultural investigation, and collective creation enhanced the participants’ artistic expression, strengthened community bonds, and promoted an aesthetic and civic education rooted in the territory.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9712
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Teatro do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADAILTON_SOUSA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso494,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.