Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9715Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | SILVA NETA, Nélia Nunes | - |
| dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:23:41Z | - |
| dc.date.available | 2025-08-29T12:23:41Z | - |
| dc.date.issued | 2025-08-06 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9715 | - |
| dc.description | ABSTRACT This article analyzes the dramaturgical aspects of stage lighting in the exercise "Lost on the Trail", carried out in the discipline of Stage Lighting at the Federal University of Maranhão. The research, with a qualitative approach, combines bibliographic review with the author's practical experience, in order to understand how light can function as a scenic language, contributing to the creation of atmospheres, senses and visual narratives. The study starts from the experimentation with reflectors, colors, shadows and visual effects, highlighting how light is no longer just a technical support and becomes part of the dramaturgical construction. The analysis also considers professional shows such as Tom on the Farm and Collateral Effect, reinforcing the expressive role of light in the contemporary scene. It is concluded that scenic lighting, when thought of from the beginning of the creative process, strengthens the relationship between visuality, dramaturgy and aesthetic experience of the spectator. | pt_BR |
| dc.description.abstract | RESUMO Este artigo analisa os aspectos dramatúrgicos da iluminação cênica no exercício “Perdidos na Trilha”, realizado na disciplina de Iluminação Cênica da Universidade Federal do Maranhão. A pesquisa, de abordagem qualitativa, combina revisão bibliográfica com a experiência prática da autora, a fim de compreender como a luz pode funcionar como linguagem cênica, contribuindo para a criação de atmosferas, sentidos e narrativas visuais. O estudo parte da experimentação com refletores, cores, sombras e efeitos visuais, destacando como a luz deixa de ser apenas suporte técnico e passa a integrar a construção dramatúrgica. A análise também considera espetáculos profissionais como Tom na Fazenda e Efeito Colateral, reforçando o papel expressivo da luz na cena contemporânea. Conclui-se que a iluminação cênica, quando pensada desde o início do processo criativo, fortalece a relação entre visualidade, dramaturgia e experiência estética do espectador. | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
| dc.subject | iluminação; | pt_BR |
| dc.subject | dramaturgia da luz; | pt_BR |
| dc.subject | teatro; | pt_BR |
| dc.subject | visualidade; | pt_BR |
| dc.subject | criação cênica. | pt_BR |
| dc.subject | lighting; | pt_BR |
| dc.subject | dramaturgy of light; | pt_BR |
| dc.subject | theatre; | pt_BR |
| dc.subject | visuality; | pt_BR |
| dc.subject | scenic creation. | pt_BR |
| dc.title | Entre cores e narrativas: aspectos dramatúrgicos na luz no exercício perdidos na trilha | pt_BR |
| dc.title.alternative | Between colors and narratives: dramaturgical aspects in light in the exercise lost on the trail | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Teatro do Campus do Bacanga | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| NÉLIA-SILVA NETA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 744,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.