Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9718
Título: Perto da mulher distante: encenação e atuação
Título(s) alternativo(s): Close to the distant woman: staging and acting
Autor(es): MONTEIRO, Jéssica Braga
Palavras-chave: Atuação;
Encenação;
Construção Cênica.
Acting;
Staging;
Scenic Construction.
Data do documento: 7-Ago-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O artigo apresenta uma pesquisa artística e acadêmica em que desenvolvo uma autoetnografia que propõe reflexões acerca das escolhas cênicas em relação ao monólogo “A Mulher Distante”, especialmente à esfera da atuação. Compartilho neste artigo sobre como nossa prática se vincula aos estudos de Grotowski, Bonfitto, Roubine e outros autores sobre a construção física, psicológica e energética de uma personagem, além de apresentar as descrições práticas deste processo criativo e apresentar sistemáticas para criação de células de cena através de experimentações e da utilização da cenografia enquanto dispositivo de atuação.
Descrição: ABSTRACT This article presents an artistic and academic investigation through the development of an autoethnographic study that examines scenic choices related to the monologue “A Mulher Distante” (The Woman Apart), with a particular focus on the actor’s craft. This article shares how our practical process aligns with the theoretical and methodological approaches of Grotowski and other authors regarding the physical, psychological, and energetic construction of a character. In addition, the article offers a detailed account of the creative procedures employed throughout the development of the performance.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9718
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Teatro do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JÉSSICA-MONTEIRO.pdf363,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.