Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9719
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMARANHÃO, Marcos Vinicius da Silva-
dc.date.accessioned2025-08-29T13:24:20Z-
dc.date.available2025-08-29T13:24:20Z-
dc.date.issued2025-08-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9719-
dc.descriptionABSTRACT This paper reports the artistic experience lived during the development of the play Senta-se e Sinta, created in the second semester of 2019.2, in the course Laboratório e Tecnologia do Teatro (Theater Laboratory and Technology), part of the Bachelor of Theater program at the Federal University of Maranhão, Dom Delgado Campus. Experiencing this integration in the classroom prompted a series of questions: how can I, as an emerging artist, use technological resources without losing the symbolic power of theater? To investigate this issue, I adopted a qualitative approach, emphasizing Almeida’s (2019) creative process as a method, articulated with a theoretical framework on transmedia storytelling and media convergence. The research used digital platforms, such as WhatsApp and Instagram, to develop part of the dramaturgy, exploring the convergence between media to construct an immersive and participatory experience. During the research, I faced technical, ethical, and aesthetic challenges that encouraged critical reflection on the use of technology in theater. Based on authors such as Jenkins (2009) and Scolari (2019), the analysis indicated that transmedia storytelling enhances the expressive possibilities of contemporary performance and strengthens the emotional connection with the work.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Este trabalho relata a experiência artística vivenciada durante o desenvolvimento do espetáculo Senta-se e Sinta, criado no segundo semestre de 2019.2, na disciplina Laboratório e Tecnologia do Teatro, no curso de Licenciatura de Teatro da da Universidade Federal do Maranhão, Campos Dom Delgado. Vivenciar essa integração em sala de aula me provocou uma série de inquietações: como posso, enquanto artista em formação, utilizar recursos tecnológicos sem perder a potência simbólica do teatro? Para investigar essa questão, adotei uma abordagem qualitativa, com ênfase no processo criativo de Almeida (2019) como método, articulado a um referencial teórico sobre narrativa transmídia e convergência midiática. A pesquisa utilizou plataformas digitais, como WhatsApp e Instagram, para desenvolver parte da dramaturgia, explorando a convergência entre mídias para construir uma experiência imersiva e participativa. Durante a pesquisa, enfrentei desafios técnicos, éticos e estéticos que incentivaram uma reflexão crítica sobre o uso da tecnologia no teatro. Fundamentada em autores como Jenkins (2009) e Scolari (2019), a análise indicou que a narrativa transmídia potencializa as possibilidades expressivas da cena contemporânea e fortalece a conexão emocional com a obra.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectteatro;pt_BR
dc.subjecttecnologia;pt_BR
dc.subjectnarrativa transmídia;pt_BR
dc.subjectconvergência midiática;pt_BR
dc.subjectexperimento artístico;pt_BR
dc.subjectfoto performance.pt_BR
dc.subjecttheater;pt_BR
dc.subjecttechnology;pt_BR
dc.subjecttransmedia narrative;pt_BR
dc.subjectmedia convergence;pt_BR
dc.subjectartistic experimentation;pt_BR
dc.subjectphoto performance.pt_BR
dc.titleNarrativa transmidia: um estudo sobre o experimento artístico senta-se e sintapt_BR
dc.title.alternativeTransmedia narrative: a study on the artistic experiment senta-se e sinta (sit down and feel)pt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Teatro do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCOS-MARANHÃO.pdf687,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.