Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9719| Título: | Narrativa transmidia: um estudo sobre o experimento artístico senta-se e sinta |
| Título(s) alternativo(s): | Transmedia narrative: a study on the artistic experiment senta-se e sinta (sit down and feel) |
| Autor(es): | MARANHÃO, Marcos Vinicius da Silva |
| Palavras-chave: | teatro; tecnologia; narrativa transmídia; convergência midiática; experimento artístico; foto performance. theater; technology; transmedia narrative; media convergence; artistic experimentation; photo performance. |
| Data do documento: | 5-Ago-2025 |
| Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
| Resumo: | RESUMO Este trabalho relata a experiência artística vivenciada durante o desenvolvimento do espetáculo Senta-se e Sinta, criado no segundo semestre de 2019.2, na disciplina Laboratório e Tecnologia do Teatro, no curso de Licenciatura de Teatro da da Universidade Federal do Maranhão, Campos Dom Delgado. Vivenciar essa integração em sala de aula me provocou uma série de inquietações: como posso, enquanto artista em formação, utilizar recursos tecnológicos sem perder a potência simbólica do teatro? Para investigar essa questão, adotei uma abordagem qualitativa, com ênfase no processo criativo de Almeida (2019) como método, articulado a um referencial teórico sobre narrativa transmídia e convergência midiática. A pesquisa utilizou plataformas digitais, como WhatsApp e Instagram, para desenvolver parte da dramaturgia, explorando a convergência entre mídias para construir uma experiência imersiva e participativa. Durante a pesquisa, enfrentei desafios técnicos, éticos e estéticos que incentivaram uma reflexão crítica sobre o uso da tecnologia no teatro. Fundamentada em autores como Jenkins (2009) e Scolari (2019), a análise indicou que a narrativa transmídia potencializa as possibilidades expressivas da cena contemporânea e fortalece a conexão emocional com a obra. |
| Descrição: | ABSTRACT This paper reports the artistic experience lived during the development of the play Senta-se e Sinta, created in the second semester of 2019.2, in the course Laboratório e Tecnologia do Teatro (Theater Laboratory and Technology), part of the Bachelor of Theater program at the Federal University of Maranhão, Dom Delgado Campus. Experiencing this integration in the classroom prompted a series of questions: how can I, as an emerging artist, use technological resources without losing the symbolic power of theater? To investigate this issue, I adopted a qualitative approach, emphasizing Almeida’s (2019) creative process as a method, articulated with a theoretical framework on transmedia storytelling and media convergence. The research used digital platforms, such as WhatsApp and Instagram, to develop part of the dramaturgy, exploring the convergence between media to construct an immersive and participatory experience. During the research, I faced technical, ethical, and aesthetic challenges that encouraged critical reflection on the use of technology in theater. Based on authors such as Jenkins (2009) and Scolari (2019), the analysis indicated that transmedia storytelling enhances the expressive possibilities of contemporary performance and strengthens the emotional connection with the work. |
| URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9719 |
| Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Teatro do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MARCOS-MARANHÃO.pdf | 687,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.