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http://hdl.handle.net/123456789/9729| Título: | O programa residência pedagógica em educação física da UFMA: contribuições para a construção de uma identidade docente |
| Título(s) alternativo(s): | The pedagogical residency program in physical education at UFMA: contributions to the construction of a teaching identity |
| Autor(es): | SANTOS, Carlos Bernard Ferreira dos |
| Palavras-chave: | formação docente; educação física; identidade profissional; residência pedagógica; prática de ensino; teacher education. physical education; professional identity; pedagogical residency; teaching practice. |
| Data do documento: | 6-Ago-2025 |
| Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
| Resumo: | RESUMO Este trabalho tem como objetivo investigar como o Programa Residência Pedagógica contribuiu de forma significativa para a construção da identidade docente dos licenciandos em Educação Física. Considerando os desafios enfrentados na formação inicial de professores, destaca-se a importância de experiências formativas que articulem teoria e prática e possibilitem o desenvolvimento de competências pedagógicas e profissionais. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e utiliza como instrumento a aplicação de um questionário com residentes do programa e uma entrevista semiestruturada, a fim de compreender suas percepções sobre os impactos da vivência no ambiente escolar no processo de constituição da identidade docente. A partir da investigação dos dados, observa-se que o Programa Residência Pedagógica se configura como um espaço formativo potente, ao permitir a imersão do licenciando em contextos reais de ensino, promovendo reflexões, vivências e aprendizagens que fortalecem sua atuação sobre a docência. Espera-se que evidenciem que o PRP contribui para o amadurecimento profissional dos estudantes, bem como para o desenvolvimento da autonomia, do compromisso ético e da compreensão crítica do papel social do professor de Educação Física. |
| Descrição: | ABSTRACT This study aims to analyze how the Pedagogical Residency Program significantly contributes to the construction of the teaching identity of Physical Education undergraduates. Considering the challenges faced in initial teacher education, the importance of formative experiences that articulate theory and practice and enable the development of pedagogical and professional competencies is highlighted. The research adopts a qualitative approach and uses as an instrument the application of a questionnaire with residents of the program and a semistructured interview, in order to understand their perceptions regarding the impact of schoolbased experiences on the process of constructing a teaching identity. Data analysis indicates that the Pedagogical Residency Program constitutes a powerful formative space, allowing undergraduates to immerse themselves in real teaching contexts, fostering reflection, experiences, and learning that strengthen their professional performance. It is expected that the findings demonstrate that the PRP contributes to the professional development of students, as well as to the enhancement of autonomy, ethical commitment, and a critical understanding of the social role of the Physical Education teacher. |
| URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9729 |
| Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga |
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