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Título: Educação física como ferramenta de ressocialização no sistema penitenciário: perspectivas e desafios
Título(s) alternativo(s): Physical education as a tool for resocialization in the penitentiary system: perspectives and challenges
Autor(es): REIS, Carlos Roberto Guedes
Palavras-chave: educação física escolar;
esporte educacional;
EJA;
ressocialização;
sistema penitenciário.
school physical education;
educational sport;
youth and adult education;
resocialization;
prison system.
Data do documento: 7-Ago-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO A educação em espaços de privação de liberdade é um direito assegurado por normativas nacionais e internacionais, sendo a Educação Física e o Esporte componentes fundamentais para a formação integral dos sujeitos. O presente trabalho tem como objetivo analisar o papel da Educação Física no processo de ressocialização indivíduos privados de liberdade, destacando o seu papel na promoção dos direitos humanos e da educação no contexto prisional. Adotou-se como metodologia a revisão bibliográfica de estudos, obras, documentos, legislações e diretrizes publicadas nos últimos anos, com foco nas políticas públicas educacionais e esportivas. Os resultados evidenciam que a prática pedagógica da Educação Física e do Esporte, quando pautada em princípios de inclusão, cooperação e respeito aos direitos humanos, contribui significativamente para o empoderamento e desenvolvimento dos sujeitos privados de liberdade. Conclui-se que a articulação entre Educação, Esporte e Direitos Humanos é essencial para consolidar práticas educacionais emancipadoras no Sistema Penitenciário, sendo urgente o investimento em políticas intersetoriais que fortaleçam essas ações.
Descrição: ABSTRACT Education in spaces of deprivation of liberty is a right guaranteed by national and international regulations, with Physical Education and Sport being fundamental components for the integral development of individuals. This study aims to analyze the role of Physical Education in the resocialization process of incarcerated individuals, highlighting its importance in promoting human rights and education within the prison context. The methodology adopted was a bibliographic review of studies, books, documents, legislation, and guidelines published in recent years, focusing on educational and sports public policies. The results show that the pedagogical practice of Physical Education and Sport, when guided by principles of inclusion, cooperation, and respect for human rights, significantly contributes to the empowerment and development of individuals deprived of liberty. It is concluded that the articulation between Education, Sport, and Human Rights is essential to consolidate emancipatory educational practices within the Prison System, emphasizing the urgency of investing in intersectoral policies to strengthen such actions.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9730
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

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