Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9730
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorREIS, Carlos Roberto Guedes-
dc.date.accessioned2025-09-03T12:33:08Z-
dc.date.available2025-09-03T12:33:08Z-
dc.date.issued2025-08-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9730-
dc.descriptionABSTRACT Education in spaces of deprivation of liberty is a right guaranteed by national and international regulations, with Physical Education and Sport being fundamental components for the integral development of individuals. This study aims to analyze the role of Physical Education in the resocialization process of incarcerated individuals, highlighting its importance in promoting human rights and education within the prison context. The methodology adopted was a bibliographic review of studies, books, documents, legislation, and guidelines published in recent years, focusing on educational and sports public policies. The results show that the pedagogical practice of Physical Education and Sport, when guided by principles of inclusion, cooperation, and respect for human rights, significantly contributes to the empowerment and development of individuals deprived of liberty. It is concluded that the articulation between Education, Sport, and Human Rights is essential to consolidate emancipatory educational practices within the Prison System, emphasizing the urgency of investing in intersectoral policies to strengthen such actions.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO A educação em espaços de privação de liberdade é um direito assegurado por normativas nacionais e internacionais, sendo a Educação Física e o Esporte componentes fundamentais para a formação integral dos sujeitos. O presente trabalho tem como objetivo analisar o papel da Educação Física no processo de ressocialização indivíduos privados de liberdade, destacando o seu papel na promoção dos direitos humanos e da educação no contexto prisional. Adotou-se como metodologia a revisão bibliográfica de estudos, obras, documentos, legislações e diretrizes publicadas nos últimos anos, com foco nas políticas públicas educacionais e esportivas. Os resultados evidenciam que a prática pedagógica da Educação Física e do Esporte, quando pautada em princípios de inclusão, cooperação e respeito aos direitos humanos, contribui significativamente para o empoderamento e desenvolvimento dos sujeitos privados de liberdade. Conclui-se que a articulação entre Educação, Esporte e Direitos Humanos é essencial para consolidar práticas educacionais emancipadoras no Sistema Penitenciário, sendo urgente o investimento em políticas intersetoriais que fortaleçam essas ações.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjecteducação física escolar;pt_BR
dc.subjectesporte educacional;pt_BR
dc.subjectEJA;pt_BR
dc.subjectressocialização;pt_BR
dc.subjectsistema penitenciário.pt_BR
dc.subjectschool physical education;pt_BR
dc.subjecteducational sport;pt_BR
dc.subjectyouth and adult education;pt_BR
dc.subjectresocialization;pt_BR
dc.subjectprison system.pt_BR
dc.titleEducação física como ferramenta de ressocialização no sistema penitenciário: perspectivas e desafiospt_BR
dc.title.alternativePhysical education as a tool for resocialization in the penitentiary system: perspectives and challengespt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARLOS_REIS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso637,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.