Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9731
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorREIS, Davyd Guilherme Silva dos-
dc.date.accessioned2025-09-03T12:40:23Z-
dc.date.available2025-09-03T12:40:23Z-
dc.date.issued2025-08-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9731-
dc.descriptionABSTRACT The aim of this study is to analyze the perceptions of Physical Education teachers about the inclusion of cross-cutting health themes in their teaching practices. The research was carried out with teachers from a federal basic education institution, using a qualitative approach through a semi-structured questionnaire with open and closed questions. The methodology made it possible to identify not only the profile of the participants, but also to understand how health- related topics are approached in the classroom, what content receives the most attention, what strategies are used, what are the main challenges faced and what contributions are perceived in the students' education. The results show that the teachers recognize the importance of treating health in a broader way, going beyond the traditional biological perspective. They consider emotional, social, cultural and political aspects to be fundamental to health promotion in the school context. The pedagogical strategies used include active methodologies such as conversation circles, interdisciplinary projects, workshops and debates, which enable greater student involvement and favor the collective construction of knowledge. Among the difficulties pointed out are the limited initial training in relation to the critical approach to health, the resistance of some students to content that does not directly involve sports practice and the influence of media discourses that reinforce aesthetic standards and reductionist concepts about the body and health. Despite these challenges, the teachers demonstrate a commitment to Physical Education aimed at the comprehensive education of students, valuing care for oneself, for others and for the collective. The conclusion is that Physical Education can be a privileged space for promoting health in a critical and reflective way, contributing significantly to the development of an education focused on citizenship, autonomy and the well-being of students.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Este trabalho tem como objetivo analisar as percepções de professores de Educação Física sobre a inserção dos temas transversais da saúde em suas práticas pedagógicas. A pesquisa foi realizada com professores de uma instituição federal de educação básica, utilizando uma abordagem qualitativa por meio de um questionário semi-estruturado, com perguntas abertas e fechadas. A metodologia permitiu identificar não apenas o perfil dos participantes, mas também compreender como os temas relacionados à saúde são abordados nas aulas, quais conteúdos recebem maior atenção, quais estratégias são utilizadas, quais os principais desafios enfrentados e quais as contribuições percebidas na formação dos alunos. Os resultados demonstram que os professores reconhecem a importância de tratar a saúde de forma ampliada, indo além da perspectiva biológica tradicional. Eles consideram os aspectos emocionais, sociais, culturais e políticos como fundamentais para a promoção da saúde no contexto escolar. As estratégias pedagógicas utilizadas incluem metodologias ativas, como rodas de conversa, projetos interdisciplinares, oficinas e debates, que possibilitam maior envolvimento dos estudantes e favorecem a construção coletiva do conhecimento. Entre as dificuldades apontadas, destacam- se a formação inicial limitada em relação à abordagem crítica da saúde, a resistência de alguns alunos a conteúdos que não envolvem diretamente a prática esportiva e a influência de discursos midiáticos que reforçam padrões estéticos e conceitos reducionistas sobre o corpo e a saúde. Apesar desses desafios, os professores demonstram compromisso com uma Educação Física voltada à formação integral dos estudantes, valorizando o cuidado de si, do outro e do coletivo. Conclui-se que a Educação Física pode ser um espaço privilegiado para promover a saúde de maneira crítica e reflexiva, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento de uma educação voltada para a cidadania, a autonomia e o bem-estar dos alunos.pt_BR
dc.subjecteducação física escolar;pt_BR
dc.subjectsaúde;pt_BR
dc.subjecttemas transversais;pt_BR
dc.subjectformação docente.pt_BR
dc.subjectschool physical education;pt_BR
dc.subjecthealth;pt_BR
dc.subjecttransversal themes;pt_BR
dc.subjectteacher training.pt_BR
dc.titlePercepções dos professores de educação física de uma Instituição Federal de educação básica sobre a inserção de temas transversais da saúde em suas aulaspt_BR
dc.title.alternativeperceptions of physical education teachers from a Federal basic education institution about the inclusion of transversal health themes in their classespt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAVYD_REIS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso502,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.