Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9743
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | COELHO, Miquéias Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-03T15:14:16Z | - |
dc.date.available | 2025-09-03T15:14:16Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-05 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9743 | - |
dc.description.abstract | RESUMO: A manutenção de software (MS) está relacionada ao contínuo desenvolvimento das aplicações de software, prezando por manter sua funcionalidade e aplicabilidade com o passar do tempo. Desse modo, o ensino formal de MS, dentro do âmbito acadêmico, torna-se indispensável para formação de profissionais das mais variadas áreas da tecnologia. O presente trabalho tem como objetivo principal propor uma abordagem de ensino de manutenção de software que faça uso de teoria e prática simulada cliente-empresa, buscando compreender a relevância de tal abordagem no aprendizado dos alunos. Embora a MS seja fundamental para a formação de engenheiros da computação, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o ensino dessa área, nos cursos Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) e Engenharia da Computação (ECP) é parte da ementa no plano curricular da disciplina de Engenharia de Software (ES). Essa limitação pode resultar em dificuldades profissionais para engenheiros da computação e desenvolvedores de software no mercado de trabalho. Desta forma, torna-se relevante propor metodologias de ensino de MS inovadoras e que colaboram positivamente para o ensino da área, o que pode resultar na formação de profissionais mais bem preparados para o mercado de trabalho. O presente trabalho adota a MS como área abrangente, englobando modificações efetuadas no software, aprimoramentos, extensões de suas funcionalidades e correção de defeitos, por meio da aplicação de uma metodologia de ensino de MS prático-teórica com simulação cliente-empresa. Observou-se, ao questionar os participantes da pesquisa, sobre o quanto julgam ter adquirido conhecimentos relativos a MS, fazendo um paralelo com antes e após a intervenção, que 65,5% dos participantes afirmam ter passado de um nível 1 e 2, sendo 1 pouco conhecimento sobre a área e 4 muito conhecimento sobre a área, para os níveis 3 e 4, um avanço considerável e notório observado após a intervenção. De modo semelhante, quando questionados se após a metodologia aplicada, os participantes se autoavaliaram mais aptos a trabalhar com manutenção de software, 92,3% dos participantes afirmam estar no nível 3 e 4, sendo 4 bastante preparados para lidar com a área.__ABSTRACT Software maintenance (SM) is related to the continuous development of software applications, ensuring their functionality and applicability over time. Therefore, formal software maintenance education within the academic environment is essential for training professionals in a wide range of technology fields. This paper aims to propose a software maintenance teaching approach that utilizes theory and simulated client-company practice, seeking to understand the relevance of this approach to student learning. Although software maintenance is essential for the training of computer engineers, at the Federal University of Maranhão (UFMA), teaching this area in the Interdisciplinary Bachelor's Degree in Science and Technology (BICT) and Computer Engineering (ECP) programs is part of the Software Engineering (SE) curriculum. This limitation can result in professional difficulties for computer engineers and software developers in the job market. Therefore, it is important to propose innovative SM teaching methodologies that positively contribute to the field's education, potentially resulting in the training of professionals better prepared for the job market. This study adopts SM as a comprehensive area, encompassing software modifications, enhancements, functional extensions, and defect corrections, through the application of a practical-theoretical SM teaching methodology with client-company simulation. When survey participants were asked about their perceived knowledge of SM, comparing pre- and post-intervention, 65.5% of participants reported having advanced from levels 1 and 2 (one with little knowledge of the field and four with a great deal of knowledge) to levels 3 and 4, a considerable and notable improvement observed after the intervention. Similarly, when asked whether, after applying the methodology, participants considered themselves more capable of working with software maintenance, 92.3% of participants stated that they were at levels 3 and 4, with 4 being quite prepared to deal with the area. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | manutenção de software; | pt_BR |
dc.subject | ensino teórico-prático; | pt_BR |
dc.subject | dinâmica simulada cliente-empresa; | pt_BR |
dc.subject | engenharia de software; | pt_BR |
dc.subject | metodologias de ensino; | pt_BR |
dc.subject | software maintenance; | pt_BR |
dc.subject | theoretical-practical teaching; | pt_BR |
dc.subject | client-company dynamics; | pt_BR |
dc.subject | software engineering; | pt_BR |
dc.subject | teaching methodologies. | pt_BR |
dc.title | Ensino de manutenção de software: desenvolvimento, aplicação e validação de uma abordagem teórica e prática com dinâmica simulada cliente-empresa | pt_BR |
dc.title.alternative | Software maintenance teaching: development, application and validation of a theoretical and practical approach with simulated client-company dynamics | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação de Engenharia da Computação do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Miquéias_Coelho.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 3,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.