Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9751
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOUSA, Andrêssa Silva-
dc.date.accessioned2025-09-04T16:35:00Z-
dc.date.available2025-09-04T16:35:00Z-
dc.date.issued2024-09-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9751-
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho traz uma contribuição acerca do letramento literário, com foco nas práticas de leitura e na formação do aluno leitor, tendo como subsídio teórico a sequência didática básica de Rildo Cosson (2016). A sequência foi direcionada para uma turma de alunos do 7o ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município de São Bernardo (MA). O objetivo geral foi compreender como a prática da leitura contribui para o letramento literário na escola. Os objetivos específicos foram: verificar como atividades de leitura podem ajudar no processo de letramento literário; identificar as contribuições da sequência didática proposta por Cosson (2016) no trato das práticas de leitura; e discutir aspectos teóricos sobre a aprendizagem da leitura, na perspectiva do letramento literário. A abordagem de pesquisa utilizada foi a qualitativa, sendo realizado um estudo de caso. A base teórica é composta por autores que refletem e discutem o letramento literário, tais como Cosson (2016), Soares (1998), Pereira (2013), dentre outros. Os resultados obtidos através da pesquisa demonstraram que a utilização do método proposto por Cosson (2016) tem total relevância na contribuição da formação do aluno leitor na perspectiva do letramento literário.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectLetramento Literário;pt_BR
dc.subjectpráticas de leitura;pt_BR
dc.subjectSequência Básica de Rildo Cosson.pt_BR
dc.titleLetramento literário na escola: possibilidades de práticas de leitura a partir da sequência básica de Rildo Cossonpt_BR
dc.title.alternativeLiterary literacy in school: possibilities for reading practices based on Rildo Cosson's basic sequence.pt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andrêssa_Sousa.pdfTrabalho de Conclusão de Curso429,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.