Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9751
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SOUSA, Andrêssa Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-04T16:35:00Z | - |
dc.date.available | 2025-09-04T16:35:00Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-27 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9751 | - |
dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho traz uma contribuição acerca do letramento literário, com foco nas práticas de leitura e na formação do aluno leitor, tendo como subsídio teórico a sequência didática básica de Rildo Cosson (2016). A sequência foi direcionada para uma turma de alunos do 7o ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município de São Bernardo (MA). O objetivo geral foi compreender como a prática da leitura contribui para o letramento literário na escola. Os objetivos específicos foram: verificar como atividades de leitura podem ajudar no processo de letramento literário; identificar as contribuições da sequência didática proposta por Cosson (2016) no trato das práticas de leitura; e discutir aspectos teóricos sobre a aprendizagem da leitura, na perspectiva do letramento literário. A abordagem de pesquisa utilizada foi a qualitativa, sendo realizado um estudo de caso. A base teórica é composta por autores que refletem e discutem o letramento literário, tais como Cosson (2016), Soares (1998), Pereira (2013), dentre outros. Os resultados obtidos através da pesquisa demonstraram que a utilização do método proposto por Cosson (2016) tem total relevância na contribuição da formação do aluno leitor na perspectiva do letramento literário. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Letramento Literário; | pt_BR |
dc.subject | práticas de leitura; | pt_BR |
dc.subject | Sequência Básica de Rildo Cosson. | pt_BR |
dc.title | Letramento literário na escola: possibilidades de práticas de leitura a partir da sequência básica de Rildo Cosson | pt_BR |
dc.title.alternative | Literary literacy in school: possibilities for reading practices based on Rildo Cosson's basic sequence. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Andrêssa_Sousa.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 429,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.