Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9751
Título: Letramento literário na escola: possibilidades de práticas de leitura a partir da sequência básica de Rildo Cosson
Título(s) alternativo(s): Literary literacy in school: possibilities for reading practices based on Rildo Cosson's basic sequence.
Autor(es): SOUSA, Andrêssa Silva
Palavras-chave: Letramento Literário;
práticas de leitura;
Sequência Básica de Rildo Cosson.
Data do documento: 27-Set-2024
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Resumo: O presente trabalho traz uma contribuição acerca do letramento literário, com foco nas práticas de leitura e na formação do aluno leitor, tendo como subsídio teórico a sequência didática básica de Rildo Cosson (2016). A sequência foi direcionada para uma turma de alunos do 7o ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município de São Bernardo (MA). O objetivo geral foi compreender como a prática da leitura contribui para o letramento literário na escola. Os objetivos específicos foram: verificar como atividades de leitura podem ajudar no processo de letramento literário; identificar as contribuições da sequência didática proposta por Cosson (2016) no trato das práticas de leitura; e discutir aspectos teóricos sobre a aprendizagem da leitura, na perspectiva do letramento literário. A abordagem de pesquisa utilizada foi a qualitativa, sendo realizado um estudo de caso. A base teórica é composta por autores que refletem e discutem o letramento literário, tais como Cosson (2016), Soares (1998), Pereira (2013), dentre outros. Os resultados obtidos através da pesquisa demonstraram que a utilização do método proposto por Cosson (2016) tem total relevância na contribuição da formação do aluno leitor na perspectiva do letramento literário.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9751
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andrêssa_Sousa.pdfTrabalho de Conclusão de Curso429,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.