Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9752
Título: | A literatura de cordel na escola: possibilidades metodológicas para a prática do letramento literário |
Título(s) alternativo(s): | The cordel literature in school: methodological possibilities for the practice of literary literacy |
Autor(es): | NASCIMENTO, Bernardo de Jesus do |
Palavras-chave: | aprendizagem significativa; letramento literário; literatura de cordel meaningful learning; cordel literature; pedagogical.. |
Data do documento: | 18-Dez-2024 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO Este trabalho2 tem como objeto a literatura de cordel como uma possível ferramenta para a promoção do letramento literário na escola, enfocando uma experiência no Programa Residência Pedagógica (PRP). O objetivo geral do estudo foi caracterizar a literatura de cordel como uma ferramenta para o desenvolvimento de práticas de letramento literário. Como objetivos específicos, buscamos: analisar a literatura de cordel como recurso pedagógico no desenvolvimento do letramento literário; discutir aportes teóricos sobre o letramento literário e literatura de cordel na escola; apresentar um relato de experiência com a literatura de cordel no Programa Residência Pedagógica. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, se caracterizando como um estudo etnográfico, tendo como técnica de produção de dados uma oficina pedagógica interdisciplinar aplicada com alunos do 8o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de São Bernardo (MA). A análise foi embasada nas contribuições teóricas de Cosson (2019), Rojo (2009), Lima (2020), dentre outros. Os resultados demonstraram que a literatura de cordel pode ser uma importante prática para o trato do letramento literário, uma vez que possibilita atos de leitura, compreensão, interpretação e escrita, a partir de textos que se inserem no cotidiano dos alunos e suas manifestações de cultura, propiciando o desenvolvimento de habilidades que culminam em aprendizagem significativa e no uso social da língua. |
Descrição: | ABSTRACT Thisworkhasas itsobjectthe cordel literature as a possible tool for thepromotionofliteraryliteracy in school, focusingonanexperience in thePedagogicalResidencyProgram (PRP). The general objectiveofthestudywastocharacterize cordel literature as a tool for thedevelopmentofliteraryliteracypractices. As specificobjectives, weseek: toanalyze cordel literature as a pedagogicalresource in thedevelopmentofliteraryliteracy; todiscusstheoreticalcontributionsaboutliteraryliteracyand cordel literature in school; topresentanexperiencereportwith cordel literature in thePedagogicalResidencyProgram. The researchadopted a qualitative approach, characterized as anethnographicstudy, having as a data productiontechniqueaninterdisciplinarypedagogical workshop appliedwithstudentsofthe 8th grade ofElementarySchoolof a publicschool in themunicipalityof São Bernardo (MA). The analysiswasbasedonthetheoreticalcontributionsofCosson (2019), Rojo (2009), Lima (2020), amongothers. The resultsshowedthat cordel literaturecanbeanimportantpractice for dealingwithliteraryliteracy, since it enablesactsofreading, comprehension, interpretationandwriting, basedontextsthat are inserted in thedailylifeofstudentsandtheirmanifestationsofculture, providingthedevelopmentof skills thatculminate in meaningful learning andthe social use ofthelanguage. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9752 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BERNARDO_NASCIMENTO.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 669,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.