Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9753
Título: Canções da música popular brasileira na ditadura militar: o uso das figuras de linguagens
Título(s) alternativo(s): Songs of Brazilian popular music during the military dictatorship: the use of figures of speech
Autor(es): SOUSA, Bruno Coelho Silva
Palavras-chave: resistência cultural.
sistema da linguagem.
música popular brasielira.
cultural resistance.
language system.
brazilian popular music.
Data do documento: 7-Fev-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985), a música popular brasileira (MPB) teve um papel crucial na resistência cultural e política. Muitos artistas usaram suas composições para expressar o descontentamento, protestar e escapar da censura de maneira sutil. As figuras de linguagem, tais como: metáforas, metonímias e antíteses, paradoxo e ironia, tornaram-se ferramentas essenciais para transmitir mensagens subversivas sem serem detectadas pelos censores. O presente artigo visa analisar como as figuras de linguagem foram utilizadas em canções emblemáticas da MPB, incluindo "Cálice", "Apesar de Você" e "Acorda Amor" (Chico Buarque), "Como Nossos Pais" (Belchior), “O Bêbado e a Equilibrista” (Aldir Blanc e João Bosco) e "Pra Não Dizer que Não Falei das Flores" (Geraldo Vandré). Tais músicas vislumbram a maturação do discurso poético e político dos compositores, refletindo os fatores socio-históricos da época. Como aporte teórico, dentre outros autores, utilizou-se Fiorini, Azeredo, Filho, Saussure. O processo metodológico foi de caráter bibliográfico, utilizando obras publicadas em jornais como a “Folha de São Paulo”, artigos do banco de dados digital do governo federal e o acervo de canções do site “letras.com”. Esse método é relevante para compreender e analisar a temática da pesquisa. As canções de protesto, usando recursos linguísticos, deram voz a narrativas que poderiam ter sido esquecidas, desempenhando um papel vital na resistência contra a Ditadura Militar. Estas figuras de linguagem enriqueceram a comunicação, permitindo a transmissão de ideias complexas e emoções profundas, contribuindo para a perpetuação da luta por liberdade e justiça social através da música.
Descrição: ABSTRACT: During the military dictatorship in Brazil (1964-1985), Brazilian popular music (MPB) played a crucial role in cultural and political resistance. Many artists used their compositions to express discontent, protest and escape censorship in subtle ways. Figures of speech, such as metaphors, metonyms and antitheses, paradox and irony, became essential tools to convey subversive messages without being detected by censors. This article aims to analyze how figures of speech were used in emblematic songs of MPB, including "Cálice", "Despite You" and "Acorda Amor" (Chico Buarque), "Como Nossos Pais" (Belchior), "O Bêbado e a Equilibrista" (Aldir Blanc and João Bosco) and "Pra Não Dizer que Não Falei das Flores" (Geraldo Vandré). These songs glimpse the maturation of the poetic and political discourse of the composers, reflecting the socio- historical factors of the time. As theoretical support, among other authors, Fiorini, Azeredo, Filho and Saussure were used. The methodological process was bibliographical in nature, using works published in newspapers such as “Folha de São Paulo”, articles from the federal government’s digital database and the song collection from the website “letras.com”. This method is relevant to understanding and analyzing the research theme. Protest songs, using linguistic resources, gave voice to narratives that might otherwise have been forgotten, playing a vital role in the resistance against the Military Dictatorship. These figures of speech enriched communication, allowing the transmission of complex ideas and deep emotions, contributing to the perpetuation of the struggle for freedom and social justice through music.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9753
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNO_SOUSA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso226,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.