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dc.contributor.authorSANTOS, Késia Cruz-
dc.date.accessioned2025-09-04T16:54:47Z-
dc.date.available2025-09-04T16:54:47Z-
dc.date.issued2024-09-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9755-
dc.descriptionABSTRACT In the 19th century, with the advancement of modern science and, at the same time, secularism, among many other changes that occurred in society, the view that man should understand reality through the lens of rationalism and materialism reached its peak. With this model in dominance in Europe, attempts were made to abolish from man all elements that expressed religious thought, considering that anything that was not empirically legitimized should be considered intellectual weakness. In reaction to this purely rational view, the study of the Imaginary emerged, which included names such as Gaston Bachelard, Gilbert Durand, Mircea Eliade, among others, who sought to reclaim symbolic and mythological elements that were being depreciated and rejected both in academia and in public debate. In view of this, within modernity, other writers and movements sought to reclaim these elements with the aim of understanding reality, not only in the philosophical field, but in the field of psychoanalysis and literature itself. C. S. Lewis, one of these authors, sought to recover, revalue and, in a certain way, update them through his academic and fictional works. This paper aims to show how C. S. Lewis reclaims and expresses mythological and symbolic elements in his literary works, particularly The Silver Chair, which we propose to analyze through bibliographical research, taking into account the social and intellectual tensions of his time. Using the theoretical formulations of Durand and Eliade, in particular, we propose that Lewis, through his work, makes us reflect on the gaps in the scientific discourse and leads us to understand myths as glimpses of the truth of the entire cosmic history, based on the premise of the Myth that became fact.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO No século XIX com o avanço da ciência moderna e concomitantemente do secularismo, dentre tantas outras mudanças que ocorreram no meio social, a visão de que o homem deveria compreender a realidade através das lentes do racionalismo e o materialismo atingiu seu ápice. Com esse modelo em dominância na Europa, buscou-se abolir do homem todos os elementos que expressassem o pensamento religioso, ao considerar que tudo que não fosse legitimado de forma empírica deveria ser considerado debilidade intelectual. Em reação a essa visão puramente racional, surge o estudo do Imaginário que contou com nomes como Gaston Bachelard, Gilbert Durand, Mircea Eliade, entre outros, que buscaram retomar elementos simbólicos e mitológicos que estavam sendo depreciados e renegados tanto na academia como no debate público. Diante disso, no seio da modernidade, outros escritores e movimentos buscaram retomar esses elementos com o objetivo de compreender a realidade, não apenas no campo filosófico, mas no campo da psicanálise e da própria literatura. C. S. Lewis, um desses autores, por meio de seus trabalhos acadêmicos e ficcionais, buscou reavê-los, revalorizá-los e de certo modo, reatualizá-los. O presente trabalho tem por objetivo mostrar como C.S. Lewis retoma e expressa os elementos mitológicos e simbólicos em suas obras literárias, em particular a obra A Cadeira de Prata, a qual nos propomos analisar por meio de uma pesquisa bibliográfica, levando em consideração as tensões sociais e intelectuais de sua época. Recorrendo às formulações teóricas de Durand e Eliade, especialmente, propomos que Lewis, por meio de sua obra, nos faz refletir sobre as lacunas existentes no discurso cientificista e nos leva à compreensão dos mitos como lampejos da verdade de toda a história cósmica, baseado na premissa do Mito que se fez fato.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectmitos;pt_BR
dc.subjectsímbolos;pt_BR
dc.subjectciência;pt_BR
dc.subjectC. S. Lewispt_BR
dc.subjectmyths;pt_BR
dc.subjectsymbols;pt_BR
dc.subjectscience;pt_BR
dc.subjectC. S. Lewispt_BR
dc.titleApropriação literária de mitos e símbolos na obra A cadeira de prata de C. S. Lewispt_BR
dc.title.alternativeLiterary appropriation of myths and symbols in the work The Silver Chair by C. S. Lewispt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

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