Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9756
Título: O ENSINO DE FÍSICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO MÉDIO
Título(s) alternativo(s): TEACHING PHYSICS TO STUDENTS WITH INTELLECTUAL DISABILITIES IN HIGH SCHOOL
Autor(es): BRITO, Marcus Antonio Cutrim de
Palavras-chave: Ensino de Física;
Alunos;
Deficiência intelectual;
Ensino Médio;
Educação Inclusiva
physics teaching;
Students;
intellectual disability;
high school;
inclusive education
Data do documento: 30-Jun-2025
Editor: UFMA
Resumo: O ensino de Física no Ensino Médio tem como objetivo principal desenvolver o pensamento crítico e a compreensão dos fenômenos naturais, permitindo que os alunos relacionem os conceitos físicos ao seu cotidiano e ao avanço tecnológico. A Física no Ensino Médio busca formar indivíduos capazes de analisar e solucionar problemas do mundo real. A deficiência intelectual é uma condição caracterizada por limitações significativas no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo, que se manifesta antes dos 18 anos. Essas limitações afetam habilidades cognitivas, como raciocínio, aprendizado e resolução de problemas, bem como habilidades adaptativas, que incluem comunicação, independência no dia a dia e interações sociais. Nesse contexto, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa, visando conhecer como vem ocorrendo o ensino de Física para alunos com deficiência intelectual no Ensino Médio, no Colégio Universitário – COLUN. Os participantes da pesquisa foram dois professores de Física e um aluno com deficiência intelectual. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciam que ensinar física para alunos com deficiência intelectual no ensino médio requer adaptações pedagógicas que tornem o conteúdo acessível, significativo e envolvente. Os docentes relataram limitações em lidar com as especificidades da deficiência intelectual, e o estudante entrevistado mostrou frustração com a falta de metodologias adequadas, o que compromete significativamente seu aprendizado.
Descrição: The main objective of teaching Physics in high school is to develop critical thinking and understanding of natural phenomena, allowing students to relate physical concepts to their daily lives and technological advances. Physics in high school aims to educate individuals capable of analyzing and solving real-world problems. Intellectual disability is a condition characterized by significant limitations in intellectual functioning and adaptive behavior, which manifests itself before the age of 18. These limitations affect cognitive skills, such as reasoning, learning, and problem-solving, as well as adaptive skills, which include communication, independence in daily life, and social interactions. In this context, an exploratory, descriptive study was developed with a qualitative approach, aiming to understand how Physics is being taught to students with intellectual disabilities in high school, at Colégio Universitário – COLUN. The participants in the study were two Physics teachers and one student with intellectual disabilities. Data were collected through semi-structured interviews. The results show that teaching Physics to students with intellectual disabilities in high school requires pedagogical adaptations that make the content accessible, meaningful, and engaging. Teachers reported limitations in dealing with the specificities of intellectual disability, and the student interviewed showed frustration with the lack of adequate methodologies, which significantly compromises his learning.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9756
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Física (Licenciatura) do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCUS ANTONIO CUTRIM DE BRITO.pdfTCC de Graduação924,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.