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dc.contributor.authorSANTOS, Lailla Karoline Borges Neves-
dc.date.accessioned2025-09-09T11:47:53Z-
dc.date.available2025-09-09T11:47:53Z-
dc.date.issued2025-02-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9757-
dc.descriptionEste artículo problematiza la concepción docente del uso del lenguaje del internet en las clases de lengua portuguesa en la ciudad de São Bernardo (MA) a partir de la experiencia del Programa de Residencia Pedagógica. El término “Internetês” se entiende como el lenguaje característico de Internet en el que se insertan abreviaturas y jergas propias del contexto tecnológico, pero que son fácilmente aceptados por el público internauta y se expanden a las escuelas y, en consecuencia, a la enseñanza de la lengua portuguesa. Considerando que la actual situación tecnológica e informacional ha dado origen al lenguaje del internet, es necesario analizar la percepción docente sobre este fenómeno. El objetivo general de este estudio es investigar las concepciones de los profesores sobre el uso del lenguaje del internet en las clases de lengua portuguesa en la ciudad de São Bernardo (MA), a través del Programa de Residencia Pedagógica. Se trata de un estudio cualitativo, exploratorio, realizado en una escuela primaria. Para participar de la propuesta se incluyó a una docente a través de una entrevista semiestructurada. Los datos obtenidos fueron analizados según análisis textual discursivo. Se observó que la docente participante tenía diferentes percepciones sobre el uso del lenguaje del internet. Sin embargo, resalta la importancia de entender el internauta como lengua, pero sin sobrepasar los límites de nuestra lengua. Para una adaptación y mejora significativa de la lengua portuguesa, es necesaria la formación del personal docente y estrategias de enseñanza-aprendizaje que abarquen el lenguaje de Internet.pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo está problematizada a concepção docente sobre o uso do Internetês em aulas de Língua Portuguesa no município de São Bernardo (MA), a partir da experiência do Programa de Residência Pedagógica. Sobre o termo “Internetês”, entende-se como a linguagem característica da internet na qual estão inseridas as abreviações e gírias próprias do contexto tecnológico, mas que são facilmente aceitas pelo público usuário da internet e se expandem para dentro das escolas e, consequentemente, para o ensino da Língua Portuguesa. Considerando que a atual conjuntura tecnológica e informacional suscitou o internetês, torna- se necessário analisar a percepção docente sobre tal fenômeno. O objetivo geral deste estudo é investigar as concepções docentes sobre o uso do internetês em aulas de língua portuguesa no município de São Bernardo (MA), por intermédio do Programa Residência Pedagógica. Trata- se de um estudo qualitativo, exploratório, realizado em uma escola de ensino fundamental. Para participar da proposta, foi incluída uma docente em uma entrevista semiestruturada. Os dados obtidos foram analisados segundo a análise textual. Percebeu-se que a professora participante apresenta diferentes percepções sobre o uso do internetês. No entanto, salienta a importância de entender o internetês como uma linguagem, mas não ultrapassar os limites da nossa língua. Para uma adaptação significativa e para aprimoramento da língua portuguesa, se fazem necessárias as capacitações ao corpo docente e estratégias de ensino-aprendizagem que englobem a linguagem da internet.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectinternetês;pt_BR
dc.subjectconcepção docente;pt_BR
dc.subjectlíngua portuguesa.pt_BR
dc.subjectinternetés;pt_BR
dc.subjectconcepción docente;pt_BR
dc.subjectlengua portuguesa.pt_BR
dc.titleConcepções docentes sobre o uso do internetês em aulas de língua portuguesa no município de São Bernardo (MA): uma experiência do programa residência pedagógicapt_BR
dc.title.alternativeTeaching conceptions about the use of internet language in Portuguese language classes in the municipality of São Bernardo (MA): an experience from the pedagogical residency programpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

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