Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9758
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | REIS, Marcia Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-09T11:54:04Z | - |
dc.date.available | 2025-09-09T11:54:04Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-13 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9758 | - |
dc.description | The coloniality of gender is a power matrix that explores the relationship between culture and language passed down through generations, with the goal of maintaining a hierarchy between the dominant and the dominated. The exploitation of this power, as depicted in cinematic productions, is represented in the movie Barbie (2023) as a cry for help from many women in modernity/coloniality. The aim of this study is to question modernity/coloniality by complicating the figure of women in contemporary society through cinematic analysis. The central question we seek to answer is: to what extent does the monologue by actress America Ferrera in the film Barbie depict the modernity/coloniality of the female gender in society? To address this, we define specific objectives: first, to identify modern/colonial traits related to women in society; second, to investigate how modernity/coloniality manifests in the subjugation of the female gender; third, to propose ways of interrupting modern/colonial gender attitudes through linguistic education activities in Portuguese language classes, designed by in-service teachers based on the analysis presented. The research adopts a qualitative approach, of a documentary type, using inductive and deductive methods. We analyze a segment of the monologue, divided into nine categories, to identify modern/colonial traits, using markers for the analysis. We emphasize the relevance of this research for strengthening decolonial thought. Furthermore, we share analytical reflections with in-service teachers for the creation of classroom activities and suggest that the content of this article be transformed into dialogues with the general public. | pt_BR |
dc.description.abstract | A colonialidade de gênero é uma matriz de poder que explora a relação entre cultura e linguagem transmitidas por gerações, com o objetivo de manter uma hierarquia entre dominantes e dominados. A exploração desse poder, como descrita em produções cinematográficas, é representada no filme Barbie (2023) como um grito de socorro por muitas mulheres na modernidade/colonialidade. O objetivo deste estudo é questionar a modernidade/colonialidade, complexificando a figura da mulher na sociedade atual por meio da análise cinematográfica. A questão central que buscamos responder é: em que medida o monólogo interpretado pela atriz America Ferrera, no filme Barbie, retrata a modernidade/colonialidade do gênero feminino na sociedade? Para isso, definimos objetivos específicos: primeiro, identificar traços modernos/coloniais relacionados às mulheres na sociedade; segundo, investigar como a modernidade/colonialidade se manifesta na inferiorização do gênero feminino; terceiro, propor formas de interromper atitudes modernas/coloniais de gênero a partir de atividades de educação linguística em aulas de Língua Portuguesa, elaboradas por professores em serviço com base na análise apresentada. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, do tipo documental, utilizando os métodos indutivo e dedutivo. Analisamos o trecho do monólogo, dividido em nove categorias, para identificar traços modernos/coloniais, utilizando balizadores para a análise. Destacamos a relevância desta pesquisa para o fortalecimento de um pensamento decolonial. Além disso, compartilhamos com professores/as em serviço reflexões analíticas para a criação de atividades para sala de aula e sugerimos que o conteúdo deste artigo seja transformado em diálogos com o público em geral. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | decolonialidade; | pt_BR |
dc.subject | gênero feminino; | pt_BR |
dc.subject | educação linguística; | pt_BR |
dc.subject | ensino. | pt_BR |
dc.subject | decoloniality; | pt_BR |
dc.subject | female gender; | pt_BR |
dc.subject | linguistic education; | pt_BR |
dc.subject | teaching. | pt_BR |
dc.title | A colonialidade de gênero em produção cinematográfica | pt_BR |
dc.title.alternative | The coloniality of gender in cinematic production | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARCIA_RODRIGUES.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 431,56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.