Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9760
Título: | Perspectivas teórico-práticas sobre o ensino de gramática contextualizada |
Título(s) alternativo(s): | Theoretical-practical perspectives on the teaching of contextualized grammar |
Autor(es): | LIMA, Maria |
Palavras-chave: | gramática contextualizada; ensino; língua portuguesa; gênero fábula. contextualized grammar; teaching; portuguese language; fable genres. |
Data do documento: | 17-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar o ensino de gramática contextualizada por meio do gênero fábula como ferramenta no ensino de Língua Portuguesa, contemplando os eixos linguísticos de oralidade, leitura, análise linguística/semiótica na Educação Básica - Ensino Fundamental. Em consonância com o objetivo geral, a pesquisa está delimitada em três objetivos específicos: a) caracterizar o gênero fábula como ferramenta pedagógica para o ensino de gramática contextualizada; b) discutir os desafios e dificuldades do trabalho com o ensino de gramática contextualizada nas práticas educacionais; c) apresentar possibilidades de ensino de gramática contextualizada a partir de uma oficina temática sobre o gênero fábula. Em vista disso, parte-se da questão: como trabalhar gramática contextualizada através do gênero fábula como ferramenta para a aprendizagem no ensino fundamental? A pesquisa tem como base a metodologia qualitativa, caracterizada como uma pesquisa-ação, utilizando a técnica de uma sequência didática em uma turma do 9o ano de uma escola pública de Ensino Fundamental no município de São Bernardo - MA. Fundamenta-se em autores como Antunes (2014; 2003), Marcuschi (2008), e Geraldi (1984). Como tal, o ensino gramatical contextualizado representa desafios e possibilidades, com caminhos infinitos que abrangem meios de interações comunicativas, uma vez que os gêneros representam o meio social. |
Descrição: | Abstract: The present research aims to analyze the teaching of contextualized grammar through the fable genre as a tool in the teaching of Portuguese Language, contemplating the linguistic axes of orality, reading, linguistic/semiotic analysis in Basic Education - Elementary Education. In line with the general objective, the research is delimited in three specific objectives: a) to characterize the fable genre as a pedagogical tool for the teaching of contextualized grammar; b) to discuss the challenges and difficulties of working with the teaching of grammar contextualized in educational practices; c) to present possibilities for teaching contextualized grammar from a thematic workshop on the fable genre. In view of this, the question arises: how to work with contextualized grammar through the fable genre as a tool for learning in elementary school? The research is based on the qualitative methodology, characterized as an action research, using the technique of a didactic sequence in a 9th grade class of a public elementary school in the city of São Bernardo - MA. It is based on authors such as Antunes (2014; 2003), Marcuschi (2008), Fiorin (2011) and Geraldi (1984). As such, contextualized grammatical teaching represents challenges and possibilities, with infinite paths that encompass means of communicative interactions, since genres represent the social environment. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9760 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA_LIMA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 2,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.