Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9765Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | SILVA, Cristiano Frazão de Oliveira | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-09T12:36:25Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-09T12:36:25Z | - |
| dc.date.issued | 2025-08-07 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9765 | - |
| dc.description | This study investigates the external visual communication of urban buses in the city of São Luís (Maranhão - Brazil), focusing on its effectiveness for users with low levels of education. The aim was to analyze how the visual elements applied to the vehicle's body (such as signage, colors, pictograms, and information layout) influence the autonomy, orientation, and understanding of passengers during their public transportation journey. The research adopts a qualitative approach, based on field observations, photographic records, heuristic evaluation, and theoretical references in information design, accessibility, and spatial orientation. The user's journey was used as an analytical framework to map the key moments of interaction with visual communication: planning, displacement, boarding, travel, and disembarking. The data revealed frequent failures in legibility, lack of clear informational structure, textual redundancy, and absence of accessible resources such as pictograms and functional colors. It was also found that there are no standardized visual cues to differentiate the bus lines, which hinders quick and autonomous identification of the correct vehicle. The critical analysis showed violations of several user-centered design heuristics and Universal Design principles, particularly those related to perceptibility, multimodal redundancy, and equitable use. Although signage plays a fundamental role in the passenger experience, the current system proves to be exclusionary and inefficient, especially for those with limited literacy or visual interpretation skills. As a conclusion, the study highlights the urgent need to reform the graphic elements displayed on bus exteriors, based on contrast, visual hierarchy, functional information standardization, and color coding. It also recommends that public policies and urban design practices more effectively consider the cognitive and educational limitations of users, promoting a truly accessible, efficient, and inclusive transport system. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este trabalho investigou a comunicação visual externa dos ônibus urbanos da cidade de São Luís (MA), com foco em sua eficácia para usuários com baixa escolaridade. O objetivo foi analisar como os elementos visuais aplicados à lataria dos veículos (como letreiros, cores, pictogramas e organização das informações) influenciam a autonomia, a orientação e a compreensão dos passageiros durante o uso do transporte público. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, baseada em observações de campo, registro fotográfico, análise heurística e cruzamento com o referencial teórico nas áreas de design da informação, acessibilidade e orientação espacial. A jornada do usuário foi utilizada como estrutura analítica para mapear os principais momentos de interação com a comunicação visual: planejamento, deslocamento, embarque, viagem e desembarque. Os dados revelaram falhas recorrentes de legibilidade, ausência de estrutura informacional clara, redundância textual e carência de recursos acessíveis, como pictogramas e cores funcionais. Também foi constatada a inexistência de padrões de diferenciação visual entre as linhas, dificultando o reconhecimento rápido e autônomo do ônibus correto. A análise crítica evidenciou a violação de diversas heurísticas de design centrado no usuário e princípios do Design Universal, especialmente os que tratam de percepção, redundância multimodal e uso equitativo. Embora a sinalização seja parte essencial da experiência do passageiro, o sistema atual se mostra excludente e pouco funcional, especialmente para aqueles com menor domínio da leitura ou que dependem de recursos visuais acessíveis. Como conclusão, a pesquisa apontou para a necessidade urgente de reformulação dos elementos gráficos aplicados no revestimento externo dos ônibus, com base em critérios de contraste, hierarquia visual, padronização funcional de informações e uso de códigos cromáticos. Além disso, sugere que políticas públicas e práticas de design urbano passem a considerar mais efetivamente as limitações cognitivas e educacionais dos usuários, promovendo um transporte verdadeiramente acessível, eficiente e inclusivo. | pt_BR |
| dc.publisher | UFMA | pt_BR |
| dc.subject | Baixa Escolaridade; | pt_BR |
| dc.subject | Acessibilidade; | pt_BR |
| dc.subject | Comunicação Visual; | pt_BR |
| dc.subject | Transporte Público | pt_BR |
| dc.subject | Low Educational Attainment; | pt_BR |
| dc.subject | Accessibility; | pt_BR |
| dc.subject | Visual communication; | pt_BR |
| dc.subject | Public transportation | pt_BR |
| dc.title | O sistema de comunicação visual externa dos ônibus de São Luís: Estudo de impacto em pessoas com baixa escolaridade. | pt_BR |
| dc.title.alternative | The external visual communication system on buses in São Luís: Study of its impact on people with low levels of education. | pt_BR |
| dc.type | Other | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Design do Campus do Bacanga | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CRISTIANO FRAZÃO DE OLIVEIRA SILVA.pdf | TCC de Graduação | 2,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.