Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9766
Título: O legado azulejar de São Luís: Uma jornada de preservação e sensibilização cultural
Título(s) alternativo(s): The tile legacy of São Luís: A journey of preservation and cultural awareness
Autor(es): PEREIRA, Danielle Cristine Lopes
Palavras-chave: azulejos;
memória urbana;
fotografia;
design;
São Luís
tiles;
urban memory;
photography;
design;
São Luís
Data do documento: 1-Ago-2025
Editor: UFMA
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo desenvolver um fotolivro que documentasse e valorizasse a azulejaria de São Luís do Maranhão, enquanto elementos fundamentais da identidade cultural e patrimonial da cidade. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico e documental, articulando-se teoria e prática ao explorar os azulejos não só como ornamentos arquitetônicos, mas como documentos materiais que registrassem práticas sociais, históricas e afetivas. Assim, foram mapeadas referências teóricas sobre a azulejaria, memória, fotografia e educação patrimonial. No processo metodológico foram utilizadas combinações de metodologias do design thinking (Ambrose; Harris, 2011), pesquisa social (Gil, 2011) e fotografia e fotolivro (Badger, 2015). Como resultado foi produzido um fotolivro, material visual informativo sobre a paisagem urbana do Centro Histórico de São Luís, reforçando o papel do design na mediação entre patrimônio e comunidade, explorando a relação entre memória coletiva, patrimônio cultural a fim de sensibilizar o leitor, reforçando a necessidade de ações integradas para garantir a preservação desse acervo único.
Descrição: The objective of this final project was to develop a photobook that documents and promotes the tilework of São Luís do Maranhão, as fundamental elements of the city's cultural and heritage identity. To this end, a bibliographic and documentary survey was conducted, combining theory and practice by exploring the tiles not only as architectural ornaments but also as material documents that record social, historical, and affective practices. Thus, theoretical references on tilework, memory, photography, and heritage education were mapped. The methodological process used a combination of design thinking (Ambrose; Harris, 2011), social research (Gil, 2011), and photography and photobooks (Badger, 2015). As a result, a photobook was produced, informative visual material about the urban landscape of the Historic Center of São Luís, reinforcing the role of design in mediating between heritage and community, exploring the relationship between collective memory and cultural heritage in order to raise awareness among the reader, reinforcing the need for integrated actions to ensure the preservation of this unique collection.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9766
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Design do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIELLE CRISTINE LOPES PEREIRA.pdfTCC de Graduação35,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.