Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9767
Título: O ENSINO DE DESENHO E ILUSTRAÇÃO NO CURSO DE DESIGN DA UFMA: RELEVÂNCIA E IMPACTOS NA FORMAÇÃO
Título(s) alternativo(s): TEACHING DRAWING AND ILLUSTRATION IN THE UFMA DESIGN COURSE: RELEVANCE AND IMPACTS ON TRAINING
Autor(es): SILVA E SILVA, Diego da
Palavras-chave: Desenho;
Ensino de Design;
Ilustração;
Currículo;
UFMA
Drawing;
Design education;
Illustration;
Curriculum;
UFMA
Data do documento: 6-Ago-2025
Editor: UFMA
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo investigar a relevância do ensino de desenho e ilustração no curso de Design da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), analisando os métodos pedagógicos adotados, sua inserção curricular e o impacto na formação acadêmica e profissional dos estudantes. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com aplicação de questionários e entrevistas a discentes e docentes do curso. O referencial teórico abrange a trajetória histórica do ensino de design no Brasil, destacando a evolução do desenho enquanto ferramenta técnica, expressiva e cognitiva. A análise documental de ementas e diretrizes curriculares complementa a investigação empírica. Os resultados evidenciam que o desenho permanece como uma competência central no processo formativo do designer, embora enfrente desafios relacionados à defasagem no ensino básico e à carência de formação docente específica. A pesquisa conclui que, apesar das transformações tecnológicas e metodológicas, o desenho mantém seu papel estruturante no ensino de design, funcionando como linguagem visual, instrumento projetual e mecanismo de desenvolvimento criativo e perceptivo. Reforça-se, portanto, a necessidade de fortalecer o ensino de desenho na graduação, promovendo práticas pedagógicas que integrem técnicas tradicionais e digitais de forma crítica, reflexiva e contextualizada.
Descrição: This undergraduate thesis aims to investigate the relevance of drawing and illustration education in the Design program at the Federal University of Maranhão (UFMA), analyzing the pedagogical methods adopted, their curricular integration, and their impact on students’ academic and professional development. The research follows a qualitative approach, based on interviews with faculty members and open-ended questionnaires applied to students, aiming to understand their perceptions, experiences, and reflections regarding the role of drawing in design education. The theoretical framework explores the historical trajectory of design education in Brazil, emphasizing the evolution of drawing as a technical, expressive, and cognitive tool. Document analysis of course syllabi and national curricular guidelines complements the empirical investigation. Results show that drawing remains a central skill in the educational process of designers, despite challenges such as insufficient prior training and the lack of specialized teaching staff. The study concludes that, despite technological and methodological transformations, drawing maintains its foundational role in design education, functioning as a visual language, project tool, and driver of creative and perceptual development. It reinforces the need to strengthen drawing instruction in undergraduate programs through pedagogical practices that critically and reflectively integrate both traditional and digital techniques.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9767
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Design do Campus do Bacanga

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