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Título: A ERA SAUDOSISTA: UM ESTUDO SOBRE FAMILIARIDADES E PREFERÊNCIAS RELACIONADAS AO RETORNO DA ESTÉTICA DE ANIMAÇÕES E QUADRINHOS JAPONESES DOS ANOS NOVENTA E INÍCIO DOS ANOS DOIS MIL NO MERCADO ATUAL
Título(s) alternativo(s): THE SAUDOSISTA ERA: A STUDY ON FAMILIARITIES AND PREFERENCES RELATED TO THE RETURN OF THE AESTHETICS OF JAPANESE ANIMATIONS AND COMICS FROM THE NINETIES AND EARLY 2000s IN THE CURRENT MARKET
Autor(es): FERREIRA, Fabianne Vianna Rodrigues
Palavras-chave: Nostalgia;
Design Emocional;
Análise Iconológica;
Animes Anos 90;
Mangás Anos 90
Nostalgia;
Emotional Design;
Iconological Analysis;
90s Anime;
90s Manga
Data do documento: 29-Jul-2025
Editor: UFMA
Resumo: A utilização de elementos gráficos que remetem a estéticas características de épocas específicas é uma estratégia de composição visual eficaz quando se pretende evocar no consumidor o sentimento de familiaridade. Na contemporaneidade, torna-se perceptível o fenômeno de reutilização estética nos mais diversos meios de comunicação, especialmente em mídias audiovisuais, com a presença cada vez mais frequente de reboots. Nesse sentido, o presente trabalho propõe-se a analisar as familiaridades e preferências relacionadas a uma estética específica, que notoriamente se faz em voga na atualidade e é especialmente referenciada em termos de nostalgia e afetividade: O visual de animações e quadrinhos japoneses datados do final da década de 90 e início dos anos 2000. Para isso, toma-se como base o estudo iconológico proposto por Erwin Panofsky (2004) e os princípios de design emocional de Donald Norman (2008). Os resultados da análise explicitam a indissociabilidade entre construção visual, comunicação midiática e fatores socioculturais.
Descrição: The use of graphic elements that reference the aesthetics characteristic of specific time periods is an effective visual composition strategy when the goal is to evoke a sense of familiarity in the consumer. In contemporary times, the phenomenon of aesthetic reuse has become increasingly noticeable across various media platforms, especially in audiovisual media, with the growing presence of reboots. In this context, the present work aims to analyze the familiarities and preferences related to a specific aesthetic, one that is notably in vogue today and often referenced in terms of nostalgia and emotional attachment: the visual style of Japanese animations and comics from the late 1990s and early 2000s. To do so, this study is based on the iconological analysis method proposed by Erwin Panofsky (2004) and the principles of emotional design by Donald Norman (2008). The results of the analysis highlight the inseparability between visual construction, media communication, and sociocultural factors.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9768
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Design do Campus do Bacanga

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