Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9770
Título: Design de Manual Visual de Higienização e Manuseio de Sondas na Nutrição Enteral
Título(s) alternativo(s): Visual Manual Design for Hygiene and Handling of Tubes in Enteral Nutrition
Autor(es): MENEZES, Isabelle Vieira Silva
Palavras-chave: design inclusivo;
design da informação;
nutrição enteral;
higienização de sondas;
comunicação inclusiva
inclusive design;
information design;
enteral nutrition;
tube hygiene;
accessible communication
Data do documento: 22-Jul-2025
Editor: UFMA
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo o desenvolvimento de um manual gráfico inclusivo, voltado a pessoas não alfabetizadas que necessitam realizar o manejo da nutrição enteral e a higienização de sondas no ambiente domiciliar. A proposta fundamentou-se nos princípios do Design da Informação e do Design Gráfico Inclusivo, com o intuito de ampliar o acesso à informação em saúde, facilitar a compreensão de conteúdos complexos e promover o autocuidado com segurança e autonomia. O processo metodológico, de natureza qualitativa e caráter exploratório, foi orientado pelos princípios do Design Inclusivo e do Design Universal, bem como pelos parâmetros dos Materiais Gráficos Inclusivos em Saúde (MGIS), conforme propostos por Medina (2022). Como resultado, foi produzido um material visual que traduziu informações técnicas em linguagem acessível, por meio do uso de ilustrações sequenciais, ícones universais e cores contrastantes, contribuindo para a aderência às boas práticas de higienização e manejo, com potencial para reduzir riscos de complicações e promover melhor qualidade de vida aos pacientes.
Descrição: This undergraduate project aimed to develop an inclusive graphic manual designed for non-literate individuals who need to manage enteral nutrition and perform tube hygiene in a home setting. The proposal was grounded in the principles of Information Design and Inclusive Graphic Design, with the purpose of expanding access to health information, facilitating the understanding of complex content, and promoting self-care with safety and autonomy. The methodological approach, qualitative in nature and exploratory in character, was guided by the principles of Inclusive Design and Universal Design, as well as by the parameters of Inclusive Graphic Health Materials (MGIS), as proposed by Medina (2022). As a result, a visual material was produced that translated technical information into accessible language through the use of sequential illustrations, universal icons, and high-contrast colors, contributing to adherence to good hygiene and handling practices, with the potential to reduce the risk of complications and enhance patients’ quality of life.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9770
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Design do Campus do Bacanga

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