Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9772Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | SOUSA, Laila Fernanda Dias | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-09T13:24:19Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-09T13:24:19Z | - |
| dc.date.issued | 2025-08-07 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9772 | - |
| dc.description | This work was completed for the author's design degree at the Federal University of Maranhão (UFMA). This research, conducted through literature reviews, aims to analyze the use of visual design elements and their influence on editorial design in the creation of children's literature. Furthermore, it analyzes how these works can contribute as a support tool in the treatment, intervention, and socialization of children with Autism Spectrum Disorder (ASD). The main objective of this work was to identify and analyze the aesthetic elements present in children's books, focusing on those conveyed through visual communication in editorial design. The intention was to highlight which of these elements should be considered in the editorial creation process to more effectively promote the socialization of children with Autism Spectrum Disorder (ASD). This work will investigate the main therapeutic approaches for children with ASD, with an emphasis on bibliotherapy—a practice that uses literature as a therapeutic tool. Furthermore, the study discusses the fundamental role of design in the conception and development of editorial products used in this context. Based on the results presented, it becomes clear that the designer's primary role is to integrate the relationship between objects and their users. In this study, this means connecting illustrated books to children, their primary audience, and highlighting the positive effects of this interaction. After all, it is through graphic design that the book takes shape and communicates with the world. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Esse trabalho foi realizado para a conclusão de curso de design da autora na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Esta pesquisa foi realizada por meio de revisões bibliográficas e tem como objetivo analisar o uso de elementos visuais do design e suas influências no design editorial na criação de obras de literaturas infantis. Além disso, analisa de que maneira essas obras podem contribuir como ferramenta de apoio no tratamento, na intervenção e socialização de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O principal objetivo deste trabalho foi identificar e analisar os elementos estéticos presentes em livros infantis, com foco naqueles transmitidos por meio da comunicação visual no design editorial. A intenção foi destacar quais desses elementos devem ser considerados no processo de criação editorial para favorecer, de forma mais eficaz, a sociabilização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Neste trabalho, serão investigadas as principais abordagens terapêuticas voltadas para crianças com TEA, com ênfase na biblioterapia — prática que utiliza a literatura como instrumento terapêutico. Além disso, discute-se o papel fundamental do design na concepção e no desenvolvimento dos produtos editoriais utilizados nesse contexto. Com base nos resultados que serão apresentados, percebe-se que o papel principal do designer é integrar a relação entre os objetos e seus usuários. No caso deste estudo, isso significa conectar os livros ilustrados às crianças, que são o público principal, valorizando os efeitos positivos dessa interação. Afinal, é através do projeto gráfico que o livro ganha forma e se comunica com o mundo. | pt_BR |
| dc.publisher | UFMA | pt_BR |
| dc.subject | Design Editorial; | pt_BR |
| dc.subject | Elementos Visuais; | pt_BR |
| dc.subject | Literatura Infantil; | pt_BR |
| dc.subject | Biblioterapia e Autismo | pt_BR |
| dc.subject | Editorial Design; | pt_BR |
| dc.subject | Visual Elements; | pt_BR |
| dc.subject | Children’s Literature; | pt_BR |
| dc.subject | Bibliotherapy and Autism | pt_BR |
| dc.title | Livros Infantis Acessíveis: Design Editorial como Ferramenta à Socialização de Crianças com TEA | pt_BR |
| dc.title.alternative | Accessible Children's Books: Editorial Design as a Tool for the Socialization of Children with ASD | pt_BR |
| dc.type | Other | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Design do Campus do Bacanga | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LAILA FERNANDA DIAS SOUSA.pdf | TCC de Graduação | 1,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.