Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9773
Título: Sexualidade, homofobia e educação física: uma revisão de literatura sobre as produções acadêmicas entre os anos de 2012 e 2023
Título(s) alternativo(s): Sexuality, homophobia, and physical education: a literature review on academic productions between the years 2012 and 2023
Autor(es): FERREIRA, Kayo Guylherme Ferreira
Palavras-chave: educação física;
sexualidade;
homofobia;
formação de professores;
LGBTQIAPN+.
physical education;
sexuality;
homophobia;
teacher training;
LGBTQIAPN+.
Data do documento: 5-Ago-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar as produções acadêmicas publicadas entre 2012 e 2023 que abordam as temáticas de sexualidade e homofobia no campo da Educação Física. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi conduzida por meio de uma revisão sistemática da literatura na base SciELO, utilizando descritores como “formação de professores”, “gênero e sexualidade”, “homofobia” e “Educação Física”. Foram selecionados 12 artigos que compuseram o corpus de análise. Os resultados apontam para a escassez de produções sobre o tema, concentradas majoritariamente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, e revelam que a presença de sujeitos LGBTQIAPN+ nos espaços formativos ainda encontra barreiras estruturais. O estudo destaca a importância de políticas formativas que reconheçam e acolham as diversidades, bem como o papel da Educação Física na promoção de práticas pedagógicas inclusivas e antihomofóbicas.
Descrição: ABSTRACT This final project aims to analyze academic literature published between 2012 and 2023 that addresses the topics of sexuality and homophobia in the field of Physical Education. The qualitative research was conducted through a systematic literature review in the SciELO database, using descriptors such as "teacher training," "gender and sexuality," "homophobia," and "Physical Education." Twelve articles were selected to comprise the corpus of analysis. The results highlight the scarcity of literature on the topic, concentrated primarily in the South and Southeast regions of Brazil, and reveal that the presence of LGBTQIAPN+ individuals in educational settings still faces structural barriers. The study highlights the importance of educational policies that recognize and embrace diversity, as well as the role of Physical Education in promoting inclusive and anti-homophobic pedagogical practices.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9773
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KAYO_FERREIRA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso665,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.