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Título: Evolução da participação do badminton nos jogos escolares maranhenses no período de 2017 a 2024
Título(s) alternativo(s): Evolution of badminton participation in the Maranhão school games from 2017 to 2024
Autor(es): SODRÉ, Lucas José Borges
Palavras-chave: esporte educacional;
badminton;
esporte educacional;
políticas públicas
school badminton.
Maranhão school games.
educational sport.
inclusion.
public policies.
Data do documento: 5-Ago-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Badminton em processo de evolução de participação nos jogos escolares maranhenses no período de 2017 a 2024. O estudo teve por objetivo analisar a evolução da participação da modalidade badminton nos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) entre os anos de 2017 e 2024. Como objetivo específico procurou-se: levantar a evolução do quantitativo de estudantes atletas e escolas ao longo do período de 2017 a 2024; identificar a adesão dos novos municípios do estado do Maranhão à prática da modalidade do badminton; caracterizar a gestão da promoção de competições escolares ao longo do período de 2017 a 2024. A metodologia parte de um estudo dentro da abordagem quantitative de pesquisa com uso do método e descritivo. A descrição partiu das informações disponibilizadas pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer do Maranhão (SEDEL), considerando indicadores como número de escolas participantes, atletas inscritos e abrangência municipal. Os resultados revelam um crescimento significativo da modalidade no estado, com destaque para o aumento de municípios envolvidos e a triplicação do número de escolas participantes ao longo do período analisado. Os resultados apontaram para o papel das políticas públicas para evolução da modalidade tais como: formação docente, curso de capacitação, e a características inclusivas do badminton como fatores determinantes para sua expansão. Conclui-se que o badminton vem se consolidando como uma prática esportiva escolar acessível e estratégica, com potencial de promover inclusão, desenvolvimento motor e permanência escolar. Esses achados reforçam a importância da continuidade das ações governamentais voltadas ao esporte educacional.
Descrição: ABSTRACT This study aimed to analyze the evolution of badminton participation in the Maranhão School Games (JEMs) between 2017 and 2024. The quantitative and descriptive study was based on data provided by the Maranhão State Department of Sports and Leisure (SEDEL), considering indicators such as the number of participating schools, registered athletes, and municipal coverage. The results reveal significant growth of the sport in the state, with emphasis on the increase in the number of municipalities involved and the tripling of the number of participating schools over the period analyzed. The research also highlights the role of public policies, teacher training, and the inclusive characteristics of badminton as determining factors for its expansion. It is concluded that badminton has been consolidating itself as an accessible and strategic school sport, with the potential to promote inclusion, motor development, and school retention. These findings reinforce the importance of continuing government actions aimed at educational sports.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9775
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

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