Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9776
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dc.contributor.authorSILVA, Odayrla Pereira da-
dc.date.accessioned2025-09-09T13:35:07Z-
dc.date.available2025-09-09T13:35:07Z-
dc.date.issued2025-08-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9776-
dc.descriptionABSTRACT This study aims to locally analyze the presence of the school in the academic productions developed within the Physical Education Teacher Education Program at the Federal University of Maranhão (UFMA), in São Luís–MA, between 2015 and 2023. Regarding the specific objectives, the research seeks to map and analyze the perspectives and understandings of school expressed in undergraduate thesis papers (TCCs). The study stems from the observation, made during course committee meetings, that there is a gap between the topics chosen for TCCs and the formative goals of the teacher education program, with an increasing trend toward prioritizing health-related themes to the detriment of the school as a space for pedagogical reflection. The research adopts a qualitative and exploratory approach, guided by Bardin’s (1997) categorical content analysis technique. The corpus consists of 115 TCCs defended between 2015 and 2023, with 25 obtained from the physical archive of the Department of Physical Education and the remaining 90 accessed through UFMA’s Digital Library of Theses and Dissertations. The data reveal that only 47 works mention or discuss the school in their objectives or content, highlighting the urgent need to reconsider the role of the school in teacher education and in academic research developed within the undergraduate program.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO O presente trabalho tem como objetivo geral do estudo analisar, de forma local, a presença da escola nas produções acadêmicas desenvolvidas no referido curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís - MA, no período compreendido entre 2015 e 2023. Em relação aos objetivos específicos, busca-se mapear e analisar as perspectivas e compreensões de escola expressas nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). A pesquisa parte da constatação, feita em reuniões do colegiado do curso, de que há um descompasso entre os temas propostos nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e os objetivos formativos da licenciatura, com uma crescente tendência à valorização de temas vinculados à área da saúde em detrimento da escola como espaço de problematização pedagógica. O estudo adota uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória, orientada pela técnica de Análise de Conteúdo na modalidade categorial, conforme Bardin (1997). O corpus da pesquisa é composto por 115 TCCs defendidos no período entre 2015 e 2023, sendo 25 localizados no acervo físico do Departamento de Educação Física e os demais 90 disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMA. Os dados revelam que apenas 47 trabalhos mencionam ou discutem a escola em seus objetivos ou conteúdos, o que reforça a urgência de repensar o papel da escola na formação docente e nas investigações acadêmicas desenvolvidas no âmbito da licenciatura.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectescola;pt_BR
dc.subjectprodução acadêmica;pt_BR
dc.subjecteducação física escolar.pt_BR
dc.subjectschool;pt_BR
dc.subjectacademic production;pt_BR
dc.subjectschool physical education.pt_BR
dc.titleO “lugar” da escola nas produções acadêmicas do curso de licenciatura em educação física da UFMA – São Luíspt_BR
dc.title.alternativeThe 'place' of the school in the academic productions of the physical education teaching degree course at UFMA - São Luíspt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

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