Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9779
Título: Integração entre teoria e prática no estágio obrigatório em educação física: impactos na formação profissional e na prática pedagógica
Título(s) alternativo(s): Integration between theory and practice in mandatory internships in physical education: impacts on professional training and pedagogical practice
Autor(es): RABELO, Phatryk Emanuel da Costa
Palavras-chave: estágio obrigatório;
educação física;
formação profissional;
prática pedagógica;
desenvolvimento docente;
mandatory internship,
physical education;
professional training;
pedagogical practice;
teacher development.
Data do documento: 5-Ago-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Este trabalho de conclusão de curso (TCC) explora o tema “Integração entre teoria e prática no estágio obrigatório e os impactos na formação profissional e na prática pedagógica”. O estudo tem por objetivo identificar a capacidade do aluno de associar os conhecimentos teóricos nas aulas práticas do estágio obrigatório de educação física. Os objetivos específicos foram: a) Indicar as contribuições do estágio para o desenvolvimento de competências pedagógicas; b) apontar as dificuldades encontradas para alinhar a teoria com a prática; c) Detalhar os principais desafios encontrados durante o estágio. A pesquisa foi de campo, com abordagem quantitativa e caráter descritivo. O instrumento utilizado foi um questionário com perguntas fechadas, destinado para 58 alunos matriculados na disciplina do estágio obrigatório (estágio I, estágio II, estágio III e estágio II e III concomitante). O prazo para responder o questionário foi de 10 de janeiro até 30 de fevereiro que foi estipulado para a coleta de dados, durante essa data quinze (15) alunos responderam integralmente o questionário. A experiência do estágio revelou desafios significativos que impactam a formação dos licenciandos. Entre eles, destacam-se a dificuldade na integração entre teoria e prática, a necessidade de adaptação a diferentes contextos escolares, a falta de infraestrutura adequada e a gestão de comportamentos dos alunos. Além disso, é discutido o papel fundamental que o estágio obrigatório desempenha na formação dos futuros professores de Educação Física, contribuindo tanto para o desenvolvimento de competência técnica e pedagógica quanto para a construção da identidade docente. A experiência prática possibilita que os estagiários se tornem profissionais mais preparados, reflexivos e comprometidos com a educação, consolidando as bases para uma atuação docente eficaz e significativa.
Descrição: ABSTRACT This undergraduate thesis explores the theme “Integration Between Theory and Practice in the Mandatory Internship and Its Impacts on Professional Training and Pedagogical Practice”. The study aims to identify students' ability to associate theoretical knowledge with the practical classes of the mandatory physical education internship. The specific objectives were: a) to indicate the contributions of the internship to the development of pedagogical competencies; b) to point out the difficulties encountered in aligning theory with practice; c) and to detail the main challenges faced during the internship. The research was field-based, with quantitative and descriptive approach. The instrument used was questionnaire with closed-ended questions, applied to 58 students enrolled in the mandatory internship course (Internship I, Internship II, Internship III, and Internship II and III concurrently). The data collection period, from January 10 to February 30, was established for questionnaire responses, during which fifteen (15) students fully completed the questionnaire. The results showed that most participants reported difficulties in integrating theory and practice during the mandatory internship. In addition, they highlighted the challenges faced during this period. Furthermore, the study discusses the fundamental role of the mandatory internship in shaping Physical Education teachers, contributing both to the development of technical and pedagogical competencies and to the construction of teaching identity. The practical experience allows interns to become better-prepared, reflective, and committed professionals, consolidating the foundation for effective and meaningful teaching practice.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9779
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PHATRYK_RABELO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.