Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/977
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLuz, Cristiane de Jesus Santos da-
dc.date.accessioned2017-03-31T20:47:57Z-
dc.date.available2017-03-31T20:47:57Z-
dc.date.issued2013-07-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/977-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão para obtenção do grau de Bacharel em Administração de Empresas.pt_BR
dc.description.abstractImportância do plano de negócio para o sucesso das micro e pequenas empresas. Trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter exploratório. Tendo como ponto de partida, uma revisão bibliográfica sobre o tema empreendedorismo, plano de negócio e um estudo sobre o comportamento das micro e pequenas empresas no mercado; posteriormente se analisou dados obtidos na aplicação de questionários a dois micro e dois pequenos empreendedores em São Luís do Maranhão. Diante das informações coletadas, constatou-se que não existe uma idade mínima para empreender; que os empreendedores mais antigos no mercado foram motivados mais pela necessidade financeira, não possuindo um conhecimento sobre a ferramenta plano de negócio, alegando apenas a experiência como fator determinante para sua permanência no mercado, entretanto, os mais jovens já demonstraram conhecer a ferramenta e sua importância para o desenvolvimento do negócio, apesar de ainda não terem passado pela prova do tempo, por serem novos no mercado. Aqueles que não utilizaram esta ferramenta como base para a construção de sua empresa, não demonstraram um bom crescimento ao longo de sua participação no mercado; os mais novos, apesar de estarem no início da jornada, demonstram um maior preparo para enfrentar os possíveis obstáculos do ambiente organizacional.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEmpresaspt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectPlano de negóciopt_BR
dc.subjectCompaniespt_BR
dc.subjectEntrepreneurshippt_BR
dc.subjectBusiness planpt_BR
dc.titleO PLANO DE NEGÓCIO COMO UM FATOR DE SUCESSO PARA AS MICRO E PEQUENAS EMPRESASpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CristianeLuz.pdfTCC - CRISTIANE DE JESUS SANTOS DA LUZ431,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.