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http://hdl.handle.net/123456789/9781| Título: | Impacto das aulas de atletismo adaptado na qualidade de vida dos alunos com TEA do Programa Paradesporto Brasil em Rede: um relato de experiência |
| Título(s) alternativo(s): | Impact of adapted athletics classes on the quality of life of students with Autism Spectrum Disorder in the Paradesporto Brasil em Rede Program: an experience report |
| Autor(es): | SILVA, Saulo Rafael Fernandes Vasconcelos |
| Palavras-chave: | autismo; atletismo adaptado; paradesporto. autism; adapted athletics; parasports. |
| Data do documento: | 5-Ago-2025 |
| Editor: | Universidade Federal do |Maranhão |
| Resumo: | Resumo Este relato de experiência descreve a atuação como monitor em aulas de atletismo adaptado para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Programa Paradesporto Brasil em Rede, realizado na Universidade Federal do Maranhão, entre abril de 2024 e julho de 2025. O objetivo do estudo foi compartilhar a experiência, destacando as atividades desenvolvidas, as adaptações pedagógicas e os desafios superados. A metodologia qualitativa baseou-se em um relato de experiência com observação participante, registro em diário de campo e filmagens para análise do progresso motor e comportamental. As intervenções incluíram circuitos lúdicos, uso de materiais adaptados e a simplificação de regras e estímulos visuais para crianças de 8 a 16 anos. Os resultados observados indicaram melhorias significativas no comportamento, na coordenação motora e na autonomia dos participantes. A experiência reforça o potencial do esporte como ferramenta de inclusão, fortalecimento da autoestima e cidadania, contribuindo para a construção de práticas pedagógicas na educação física inclusiva e apontando caminhos para políticas públicas mais eficazes |
| Descrição: | Abstract This experience report describes the author's role as a monitor in adapted athletics classes for students with Autism Spectrum Disorder (ASD) within the Paradesporto Brasil em Rede Program, conducted at the Federal University of Maranhão from April 2024 to July 2025. The study's objective was to share the lived experience, highlighting the main activities, pedagogical adaptations, and challenges encountered. Using a qualitative, experience-based methodology, data was gathered through participant observation, field diary notes, and filming to analyze motor and behavioral progress. Interventions for students aged 8 to 16 involved playful circuits, adapted equipment, and simplified rules and visual cues. Observed results indicated significant improvements in participants' behavior, motor coordination, and autonomy. This experience underscores the potential of sports as a tool for inclusion, self-esteem, and citizenship, contributing to inclusive physical education practices and suggesting pathways for more effective public policies. |
| URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9781 |
| Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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