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Título: Percepções docentes sobre a formação cidadã, inclusão social e desafios no futebol de base: um estudo de caso em São Luís – Ma
Título(s) alternativo(s): Teachers' perceptions on citizenship education, social inclusion, and challenges in grassroots football: a case study in São Luís - Ma
Autor(es): SILVA, Werbeth Pereira da
Palavras-chave: esporte;
futebol de base;
inclusão social.
esporte;
association football;
social inclusion.
Data do documento: 5-Ago-2025
Editor: Trabalho de Conclusão de Curso
Resumo: RESUMO Percepções docentes sobre a formação cidadã, inclusão social e desafios no futebol de base: um estudo de caso em São Luís - ma. O estudo teve por objetivo geral analisar a percepção docente sobre a formação cidadã, inclusão social e desafios em uma escola de formação especializada de futebol para crianças e jovens na cidade de São Luís. Como objetivo específico optou-se por: identificar atividades e conteúdos desenvolvidos pelos professores; descrever a aplicação de estratégias de ensino utilizadas nas atividades práticas dessa escolinha; e entender os desafios percebidos no processo de formação dos jovens praticantes de futebol. A metodologia envolveu uma pesquisa dentro de uma abordagem qualitativa, dentro do método estudo de caso. O instrumento utilizado foi a entrevista com professores vinculados à escolinha de base local, buscando compreender como o futebol pode atuar como ferramenta de inclusão social, desenvolvimento humano e formação de valores. O estudo percorre uma contextualização histórica do futebol mundial até sua consolidação no Brasil, destacando as dimensões sociais e pedagógicas do esporte. A pesquisa revela que, além de promover habilidades técnicas, a escolinha de futebol exerce um papel formativo relevante, contribuindo para o fortalecimento da ética, da disciplina, do respeito e do trabalho coletivo. Apesar das limitações enfrentadas — como a baixa participação feminina, a carência de políticas públicas e a pressão por desempenho competitivo —, as experiências relatadas demonstram que o futebol, quando conduzido com intencionalidade educativa, possui forte potencial de transformação social. Conclui-se que o esporte pode ser um instrumento efetivo de cidadania, desde que articulado à escola, à família e à comunidade.
Descrição: ABSTRACT This study aims to analyze the role of grassroots football schools in the civic development of young people from the São Cristóvão neighborhood community, located in São Luís, Maranhão, Brazil. Using a qualitative and descriptive approach, interviews were conducted with physical education teachers linked to local football schools in order to understand how football can act as a tool for social inclusion, human development, and the construction of ethical values. The research provides a historical overview of football's evolution, from its early origins to its consolidation in Brazil, emphasizing the sport’s educational and social dimensions. Findings indicate that beyond technical skill development, football schools significantly contribute to fostering discipline, respect, teamwork, and ethical awareness among students. Despite facing challenges such as limited female participation, lack of public policies, and excessive focus on competitive results, the experiences reported highlight football’s strong potential as a driver of social change when intentionally used as an educational practice. It is concluded that sport can be an effective instrument for citizenship, provided it is integrated with school, family, and community contexts.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9783
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

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