Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9785
Título: Autenticidade cultural como estratégia de design: análise das representações plurais em Valorant
Título(s) alternativo(s): Cultural Authenticity as a Design Strategy: Analysis of Plural Representations in Valorant
Autor(es): CARVALHO, Lucas Glauber Silva
Palavras-chave: Cultura;
Jogos Digitais;
Representação;
Contemporâneo
Culture;
Digital Games;
Representation;
contemporary
Data do documento: 25-Jul-2025
Editor: UFMA
Resumo: A presença da cultura nos meios digitais, especialmente nos jogos eletrônicos, não é uma inserção recente. Diversos elementos culturais já fazem parte da identidade de muitos títulos e gêneros, tanto antigos quanto atuais. No entanto, nem sempre tais símbolos são alocados de forma positiva para quem representam, o que pode levar à criação de estereótipos e imagens culturais negativas, baseadas em visões unilaterais e pouco aprofundadas. Em contraste, há jogos que se propõem a explorar, por meio de estudo dedicado e colaborações locais, as potencialidades culturais como fatores de sucesso e conexão com os jogadores e comunidades. Para exemplificar esse ponto, a pesquisa tem como objeto de análise o jogo Valorant, da empresa Riot Games, um jogo de tiro em primeira pessoa (FPS) que se destaca por apresentar um elenco multicultural com foco na representatividade cultural. No campo do design, valoriza-se a incorporação de elementos culturais em estéticas contemporâneas, fortalecendo o imaginário coletivo de forma positiva e conectando os jogadores a um mundo culturalmente globalizado. A pesquisa se apoia nos conceitos culturais de Stuart Hall (1997) e Grant McCracken (1985), além das reflexões de Chimamanda Ngozi Adichie (2009) sobre os perigos das narrativas únicas, e de Vit Sisler (2008), que analisa a representação muçulmana e árabe nos jogos digitais. Os resultados apontam para o impacto significativo que o design pode exercer ao representar símbolos culturais de maneira respeitosa e aprofundada, mesclando a cultura a elementos contemporâneos e contribuindo para o êxito do jogo e para a criação de vínculos com seus jogadores e comunidades.
Descrição: The presence of culture in digital media, particularly in video games, is not a recent development. Cultural elements have long been part of the identity of numerous titles and genres, both old and new. However, such symbols are not always represented positively for the cultures they portray, often resulting in stereotypes or negative imagery rooted in one-sided and superficial perspectives. In contrast, some games aim to explore the benefits of dedicated cultural research and local collaborations, enhancing both their success and connection with players and communities.To illustrate this point, this research analyzes the game Valorant, developed by Riot Games—a first-person shooter (FPS) that stands out for its multicultural cast and emphasis on cultural representation. In terms of design, the game integrates cultural elements into contemporary aesthetics, reinforcing collective imagination in a positive way and connecting players to a culturally globalized world.This study draws on cultural theories from Stuart Hall (1997) and Grant McCracken (1985), along with Chimamanda Ngozi Adichie’s (2009) reflections on the dangers of single stories, and Vit Sisler’s (2008) analysis of Muslim and Arab representation in digital games. The findings demonstrate the significant impact design can have when cultural symbols are respectfully and thoughtfully incorporated,blending culture with contemporary elements and contributing to the game's success and the creation of bonds with its players and communities.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9785
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Design do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCAS GLAUBER SILVA CARVALHO.pdfTCC de Graduação3,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.