Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9786
Título: “Às vezes me imagino a Rebeca Andrade”: a perspectiva de estudantes do ensino fundamental acerca do conteúdo ginástica.
Título(s) alternativo(s): "Sometimes I imagine myself as Rebeca Andrade": the perspective of elementary school students on gymnastics content.
Autor(es): CARVALHO, Willian Rodrigo
Palavras-chave: ginástica escolar;
educação física;
ensino fundamental;
desenhos infantis.
school gymnastics;
physical education;
elementary school;
children's drawings;
representations.
Data do documento: 6-Ago-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO A presente pesquisa tem como objetivo analisar as representações de ginástica de escolares do 5° e 6° ano do Ensino Fundamental, por meio da produção de desenhos temáticos, buscando compreender suas percepções, concepções e experiências a respeito da prática deste conteúdo no contexto escolar. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, foi realizada em uma escola comunitária do bairro Anjo da Guarda, na Região do Itaqui-Bacanga, em São Luís do Maranhão, no contexto do Estágio Curricular Supervisionado do curso de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão. Participaram do estudo, 35 estudantes, entre 10 e 13 anos, da referida escola, que foram convidados a desenhar a partir da questão “O que é ginástica para mim?”, e a compartilhar também suas interpretações sobre as produções. Os desenhos foram analisados a partir da triangulação entre os sentidos expressos pelos sujeitos, o referencial teórico e o olhar do pesquisador. Com base nas características observadas, os desenhos foram agrupados em cinco categorias principais: a) ginástica no contexto olímpico; b) ginástica e o movimento livre; c) ginástica associada a outras unidades temáticas da Educação Física; d) ginástica de condicionamento físico; e) outros. Os resultados revelam compreensões múltiplas sobre o conteúdo, variando entre representações midiáticas, influência do imaginário olímpico, bem como vivências escolares e não escolares ligadas ao movimento em momentos de lazer. A pesquisa reafirma a importância de escutar e valorizar as produções culturais dos(as) estudantes como forma de qualificar o ensino da ginástica e ampliar suas possibilidades pedagógicas no contexto escolar.
Descrição: ABSTRACT This study aims to analyze the representations of gymnastics among 5th and 6th grade elementary school students, based on the production of thematic drawings and their corresponding narratives. The research, qualitative and exploratory in nature, was conducted at a community school in the Anjo da Guarda neighborhood, located in the Itaqui-Bacanga region of São Luís, Maranhão, as part of the Supervised Internship of the Physical Education degree program at the Federal University of Maranhão. A total of 35 students, aged between 10 and 13 years, participated in the study. They were invited to draw in response to the question "What is gymnastics to me?" and to share their interpretations of the drawings. The drawings were analyzed through triangulation among the meanings expressed by the participants, the theoretical framework, and the perspective of the researcher. Based on observed characteristics, the drawings were grouped into five main categories: a) gymnastics in the Olympic context; b) gymnastics and free movement; c) gymnastics associated with other thematic units of Physical Education; d) fitness-oriented gymnastics; and e) others. The results reveal multiple understandings of the topic, ranging from media-influenced representations and Olympic imagery to school and non-school experiences related to movement and leisure. The study reinforces the importance of listening to and valuing students’ cultural productions as a means to enhance the teaching of gymnastics and expand its pedagogical possibilities in the school context.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9786
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WILLIAN_CARVALHO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso17,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.