Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9787| Título: | FORMIDÁVEL: DESIGN DE JOGO INFANTO-JUVENIL PARA USUÁRIOS COM DISLEXIA |
| Título(s) alternativo(s): | FORMIDABLE: CHILDREN'S GAME DESIGN FOR USERS WITH DYSLEXIA |
| Autor(es): | SEBA, Maria das Graças Galletti |
| Palavras-chave: | design de produto; design inclusivo; dislexia; brinquedo educativo product design; inclusive design; dyslexia; educational toy |
| Data do documento: | 8-Ago-2025 |
| Editor: | UFMA |
| Resumo: | O trabalho de conclusão de curso aqui apresentado tem como objetivo projetar e prototipar um jogo de tabuleiro, projetado para auxiliar pessoas com dislexia - ou pais, responsáveis e/ou profissionais da educação destes - no ensino e na diferenciação de formas. O objetivo do material é não apenas facilitar o aprendizado, mas também proporcionar uma experiência divertida, adaptada às diferentes habilidades e modos de percepção visual dos alunos, com ou sem dislexia. Alinhando-se aos princípios do Design Inclusivo, o projeto busca oferecer recursos acessíveis e equitativos, contribuindo para um ambiente mais acolhedor. Organizase as etapas desde a conceituação teórica, a revisão bibliográfica e estudo de jogos já existentes com objetivo similar, até o desenvolvimento e validação do material, assegurando uma abordagem sólida e prática. Sendo um jogo que possui direcionamento além da diversão, cuidados adicionais foram tomados para ecoar as demandas identificadas durante o estudo; assim como avaliações complementares de profissionais da área da saúde. |
| Descrição: | The final project presented here aims to project and prototype a board game designed to assist people with dyslexia - or their parents, guardians and/or education professionals - in teaching and differentiating shapes. The goal of the material is not only to facilitate learning, but also to provide a fun experience, adapted to the different abilities and modes of visual perception of students, with or without dyslexia. Aligning with the principles of Inclusive Design, the project seeks to offer accessible and equitable resources, contributing to a more welcoming environment. The work organizes the steps from a theoretical conceptualization, a bibliographic review and study of existing games with a similar objective, to the development and validation of the material, ensuring a solid and practical approach. As a game that has a direction beyond fun, additional care was taken to echo the demands identified during the study; as well as complementary evaluations by health professionals. |
| URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9787 |
| Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Design do Campus do Bacanga TCC de Graduação em Design do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MARIA DAS GRAÇAS GALLETTI SEBA.pdf | TCC de Graduação | 3,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.