Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9791| Título: | Projeto de site para o curso de Design da Universidade Federal do Maranhão |
| Título(s) alternativo(s): | Website design for the Design program at the Federal University of Maranhão |
| Autor(es): | SILVA, Pedro Henrique Carvalho da |
| Palavras-chave: | design; site institucional; história do design; experiência do usuário; acessibilidade design; institutional website; design history; user experience; accessibility |
| Data do documento: | 17-Jul-2025 |
| Editor: | UFMA |
| Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo o projeto de Site para o Curso de Design da Universidade Federal do Maranhão, um trabalho de natureza projetual com foco no desenvolvimento de um site institucional. Ele aborda a importância da presença digital para instituições de ensino superior, destacando a necessidade de um espaço que reflita a identidade e a produção cultural do curso. A metodologia empregada baseia-se em princípios de usabilidade, acessibilidade e experiência do usuário (UX/UI), utilizando abordagens como a avaliação heurística de Nielsen para desenvolver uma interface intuitiva e funcional. O projeto apresenta a escolha de paleta de cores e tipografia, o levantamento de requisitos e o uso de wireframes, além da seleção do WordPress como plataforma CMS para a implementação. A discussão enfatiza como o design gráfico e a arquitetura da informação são essenciais para organizar conteúdos, facilitar a navegação e proporcionar uma experiência positiva para a comunidade acadêmica e externa. Como resultado, foi desenvolvido um projeto completo, responsivo e acessível. |
| Descrição: | This undergraduate thesis aimed to design a website for the Design Program at the Federal University of Maranhão. The project is of a design-based nature, focusing on the development of an institutional website. It addresses the importance of a digital presence for higher education institutions, highlighting the need for a space that reflects the program’s identity and cultural output. The methodology is grounded in principles of usability, accessibility, and user experience (UX/UI), incorporating approaches such as Nielsen’s heuristic evaluation to ensure an intuitive and functional interface. The project outlines the selection of color palette and typography, the gathering of requirements, and the use of wireframes, in addition to choosing WordPress as the CMS platform for implementation. The discussion emphasizes how graphic design and information architecture are essential for organizing content, facilitating navigation, and providing a positive experience for both the academic community and the general public. As a result, a complete, responsive, and accessible website project was developed. |
| URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9791 |
| Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Design do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PEDRO HENRIQUE CARVALHO DA SILVA.pdf | TCC de Graduação | 3,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.