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dc.contributor.authorSantos, João Rogério Sá dos-
dc.date.accessioned2017-03-31T21:09:43Z-
dc.date.available2017-03-31T21:09:43Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/979-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão, para obtenção do grau de Bacharel em Administração.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: No mundo contemporâneo atual as organizações vêm buscando adaptar-se às novas exigências do mercado, e para tanto, tem procurado melhorar seus níveis de qualidade e produtividade, empreendendo grandes esforços para continuarem competitivas. Nesse contexto, o Hospital Universitário da UFMA resolveu aderir a essa nova tendência, adotando um Sistema de Gestão da Qualidade baseado no modelo da norma ISO 9001:2008. A adoção desse Sistema de Gestão da Qualidade implicou para o Hospital Universitário no usufruto de vários benefícios que puderam ser medidos, principalmente pela criação de uma cultura organizacional voltada para a qualidade e pelo incremento no nível de organização e controle interno. Métodos: A metodologia adotada foi a pesquisa descritiva quantitativa, que através da utilização de questionários e da observação sistemática, traduziu em números as opiniões e informações obtidas, a fim de poder classificá-las e analisá-las. A técnica de coleta de dados empregada combinou a análise documental com a inquirição estruturada, por meio das quais, puderam-se levantar dados relativos às melhorias proporcionadas pela implantação dos SGQ nos setores envolvidos. Resultados: A apresentação dos resultados gerados pelo Sistema de Gestão da Qualidade foi realizada a partir da percepção coletiva dos benefícios alcançados, por gestores, colaboradores e usuários dos setores onde o Sistema foi implantado. Para cada grupo foi elaborado um questionário específico que depois de analisado, veio confirmar a hipótese levantada. Gestores tiveram um nível de satisfação 3,27, numa escala que varia de 1 (menos satisfeito) a 4 (mais satisfeito). Em seguida, usuários obtiveram 3,15 e colaboradores, 2,82. Conclusão: O principal benefício alcançado com o Sistema de Gestão da Qualidade foi a criação de uma cultura organizacional voltada para a qualidade, que introduziu no ambiente de trabalho preocupações com padronização e controle de atividades; desperdícios; uso adequado de recursos e; aumento da satisfação de usuários e colaboradores.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGestão da qualidade e produtividadept_BR
dc.subjectGestão públicapt_BR
dc.subjectISO 9001:2008pt_BR
dc.subjectQuality management and productivitypt_BR
dc.subjectPublic managementpt_BR
dc.titleBENEFÍCIOS DE UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFMApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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