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http://hdl.handle.net/123456789/9811Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
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| dc.contributor.author | SILVA, Davidson José Alencar da | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-10T13:57:12Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-10T13:57:12Z | - |
| dc.date.issued | 2025-08-04 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9811 | - |
| dc.description | ABSTRACT Reinforced concrete is one of the most widely used structural materials in the world, applied in various types of construction. However, the presence of steel rebars makes it susceptible to corrosion—a phenomenon responsible for a significant portion of damage to reinforced concrete structures. This occurs due to the increased volume of corrosion products, which induce pressure on the surrounding concrete, generating stresses in the cover layer and causing cracks at the rebar–concrete interface. These effects reduce local stiffness and alter the vibrational response of the structure. Furthermore, corrosion often becomes noticeable only after significant structural damage has occurred, potentially leading to abrupt failures. In this context, this study investigates the effects of corrosion on reinforced concrete specimens through experimental tests and numerical simulations. Prismatic reinforced concrete specimens were cast and subjected to a controlled electrochemical corrosion process to evaluate changes in their dynamic properties. Characterization was performed in accordance with ASTM C215- 19, using the impact resonance method to obtain resonance frequencies related to the longitudinal and torsional modes. Based on the collected data, numerical models were developed in ANSYS using the finite element method to simulate the dynamic response of the structure before and after corrosion. A comparative analysis between experimental and numerical results allowed for the evaluation of variations in modal parameters, such as natural frequencies and stiffness, as a function of reinforcement deterioration caused by corrosion. The results demonstrate the potential of this approach as a non-destructive tool for structural health monitoring of reinforced concrete elements. | pt_BR |
| dc.description.abstract | RESUMO O concreto armado é um dos materiais estruturais mais comumente utilizados no mundo e é empregado em vários tipos de construções. No entanto, a presença de vergalhões de metal torna o material suscetível à corrosão, um fenômeno responsável por uma parte significativa dos danos às estruturas de concreto armado, esse fato se deve ao maior volume de produtos de corrosão que induzem pressão nas proximidades do concreto, gerando tensões em sua cobertura e o surgimento de fissuras na interface entre os vergalhões e o concreto, reduzindo a rigidez local e alterando a resposta vibracional da estrutura. Além disso, a corrosão só pode ser percebida quando a estrutura já está danificada, o que pode ocasionar fraturas abruptas das estruturas. Nesse sentido, este trabalho investiga os efeitos da corrosão em corpos de provas de concreto armado por meio de ensaios experimentais e simulações numéricas. Foram moldados corpos de prova prismáticos de concreto armado, submetidos a um processo de corrosão eletroquímica controlado, com o objetivo de avaliar alterações em suas propriedades dinâmicas. A caracterização foi realizada com base na norma ASTM C215-19, utilizando o método de ressonância por impacto para obtenção das frequências de ressonância relacionadas aos modos longitudinal e torcional. Com os dados obtidos, foram construídos modelos numéricos no software ANSYS com auxílio do método dos elementos finitos, permitindo simular a resposta dinâmica da estrutura antes e após a corrosão. A análise comparativa entre os resultados experimentais e numéricos possibilitou avaliar a variação dos parâmetros modais, como frequências naturais e rigidez, em função da deterioração provocada pela corrosão nas armaduras. Os resultados demonstram o potencial do método como ferramenta não destrutiva para monitoramento estrutural de elementos de concreto-aço. | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
| dc.subject | concreto-aço; | pt_BR |
| dc.subject | corrosão; | pt_BR |
| dc.subject | elementos finitos; | pt_BR |
| dc.subject | análise modal; | pt_BR |
| dc.subject | resposta em frequência; | pt_BR |
| dc.subject | propriedades mecânicas. | pt_BR |
| dc.subject | reinforced concrete; | pt_BR |
| dc.subject | corrosion; | pt_BR |
| dc.subject | finite elements; | pt_BR |
| dc.subject | modal analysis; | pt_BR |
| dc.subject | frequency response; | pt_BR |
| dc.subject | mechanical properties. | pt_BR |
| dc.title | Caracterização dinâmica de estruturas de concreto-aço afetadas pela corrosão | pt_BR |
| dc.title.alternative | Dynamic characterization of concrete-steel structures affected by corrosion | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Engenharia Mecânica do Campus Bacanga | |
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| Davidson_Silva.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 2,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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