Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9824Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | CRUZ, Andressa Silva da | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-10T16:52:46Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-10T16:52:46Z | - |
| dc.date.issued | 2025-08-28 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9824 | - |
| dc.description | ABSTRACT With the exponential growth of large-scale information traffic, backbone-type communication systems have become essential to ensure real-time data transmission with high accuracy and reliability. In the railway context, this need is even more critical, as operational safety depends on the continuous exchange of information among signaling, automation, and telecommunications systems distributed throughout the railway network. Within this scenario, switch machines—components of the Track Switching Device (AMV)—stand out as key elements, being widely used in the Carajás Railway (Estrada de Ferro Carajás – EFC). These devices are crucial in defining train routes by dynamically changing track positions. Due to their extensive distribution and high operational demand, such equipment tends to have high failure rates, requiring continuous monitoring and rapid maintenance response. The integration between backbone communication systems and switch machine automation represents a strategic solution for improving railway management through real-time remote control, increasing the predictability and safety of operations. This study analyzes this integration within the EFC, highlighting its impact on reducing corrective maintenance, enabling the development of predictive and preventive maintenance strategies, and enhancing operational reliability, thereby reducing occurrences such as accidents and derailments. | pt_BR |
| dc.description.abstract | RESUMO Com o crescimento exponencial do tráfego de informações em larga escala, os sistemas de comunicação do tipo backbone tornaram-se essenciais para garantir a eficiência na transmissão de dados em tempo real, com elevada precisão e confiabilidade. No contexto ferroviário, essa necessidade se intensifica, uma vez que a segurança operacional depende da troca contínua de informações entre os sistemas de sinalização, automação e telecomunicações distribuídos ao longo da malha ferroviária. Nesse cenário, destacam-se as máquinas de chave, componentes do Aparelho de Mudança de Via (AMV), amplamente utilizadas na Estrada de Ferro Carajás (EFC). Esses dispositivos são fundamentais na definição da trajetória dos trens, possibilitando a mudança de posição das vias de forma dinâmica. Devido à sua distribuição extensa e alta demanda operacional, tais equipamentos apresentam elevada taxa de falhas, exigindo monitoramento contínuo e resposta rápida de manutenção. A integração entre os sistemas de comunicação backbone e a automação das máquinas de chave configura uma solução estratégica para o aprimoramento da gestão ferroviária, por meio do controle remoto em tempo real, aumentando a previsibilidade e a segurança das operações. Este trabalho analisa essa integração na EFC, destacando seus impactos na redução de manutenções corretivas, no desenvolvimento de estratégias de manutenção preditiva e preventiva, bem como na elevação da confiabilidade operacional, elevando a confiabilidade e reduzindo ocorrências como acidentes e descarrilamentos. | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
| dc.subject | sistemas backbone; | pt_BR |
| dc.subject | automação ferroviária; | pt_BR |
| dc.subject | máquinas de chave; | pt_BR |
| dc.subject | monitoramento remoto; | pt_BR |
| dc.subject | Estrada de Ferro Carajás. | pt_BR |
| dc.subject | backbone systems; | pt_BR |
| dc.subject | railway automation; | pt_BR |
| dc.subject | switch machines; | pt_BR |
| dc.subject | remote monitoring; | pt_BR |
| dc.subject | Carajás Railway. | pt_BR |
| dc.title | A integração de sistemas de comunicação backbone na automação de máquinas de chave na estrada de ferro Carajás: desafios e avanços tecnológicos | pt_BR |
| dc.title.alternative | Integration of backbone communication systems in the automation of key machines on the Carajás railway: challenges and technological advances | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Engenharia Elétrica do Campus do Bacanga | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ANDRESSA_CRUZ.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 2,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.