Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9824
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCRUZ, Andressa Silva da-
dc.date.accessioned2025-09-10T16:52:46Z-
dc.date.available2025-09-10T16:52:46Z-
dc.date.issued2025-08-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9824-
dc.descriptionABSTRACT With the exponential growth of large-scale information traffic, backbone-type communication systems have become essential to ensure real-time data transmission with high accuracy and reliability. In the railway context, this need is even more critical, as operational safety depends on the continuous exchange of information among signaling, automation, and telecommunications systems distributed throughout the railway network. Within this scenario, switch machines—components of the Track Switching Device (AMV)—stand out as key elements, being widely used in the Carajás Railway (Estrada de Ferro Carajás – EFC). These devices are crucial in defining train routes by dynamically changing track positions. Due to their extensive distribution and high operational demand, such equipment tends to have high failure rates, requiring continuous monitoring and rapid maintenance response. The integration between backbone communication systems and switch machine automation represents a strategic solution for improving railway management through real-time remote control, increasing the predictability and safety of operations. This study analyzes this integration within the EFC, highlighting its impact on reducing corrective maintenance, enabling the development of predictive and preventive maintenance strategies, and enhancing operational reliability, thereby reducing occurrences such as accidents and derailments.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Com o crescimento exponencial do tráfego de informações em larga escala, os sistemas de comunicação do tipo backbone tornaram-se essenciais para garantir a eficiência na transmissão de dados em tempo real, com elevada precisão e confiabilidade. No contexto ferroviário, essa necessidade se intensifica, uma vez que a segurança operacional depende da troca contínua de informações entre os sistemas de sinalização, automação e telecomunicações distribuídos ao longo da malha ferroviária. Nesse cenário, destacam-se as máquinas de chave, componentes do Aparelho de Mudança de Via (AMV), amplamente utilizadas na Estrada de Ferro Carajás (EFC). Esses dispositivos são fundamentais na definição da trajetória dos trens, possibilitando a mudança de posição das vias de forma dinâmica. Devido à sua distribuição extensa e alta demanda operacional, tais equipamentos apresentam elevada taxa de falhas, exigindo monitoramento contínuo e resposta rápida de manutenção. A integração entre os sistemas de comunicação backbone e a automação das máquinas de chave configura uma solução estratégica para o aprimoramento da gestão ferroviária, por meio do controle remoto em tempo real, aumentando a previsibilidade e a segurança das operações. Este trabalho analisa essa integração na EFC, destacando seus impactos na redução de manutenções corretivas, no desenvolvimento de estratégias de manutenção preditiva e preventiva, bem como na elevação da confiabilidade operacional, elevando a confiabilidade e reduzindo ocorrências como acidentes e descarrilamentos.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectsistemas backbone;pt_BR
dc.subjectautomação ferroviária;pt_BR
dc.subjectmáquinas de chave;pt_BR
dc.subjectmonitoramento remoto;pt_BR
dc.subjectEstrada de Ferro Carajás.pt_BR
dc.subjectbackbone systems;pt_BR
dc.subjectrailway automation;pt_BR
dc.subjectswitch machines;pt_BR
dc.subjectremote monitoring;pt_BR
dc.subjectCarajás Railway.pt_BR
dc.titleA integração de sistemas de comunicação backbone na automação de máquinas de chave na estrada de ferro Carajás: desafios e avanços tecnológicospt_BR
dc.title.alternativeIntegration of backbone communication systems in the automation of key machines on the Carajás railway: challenges and technological advancespt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Engenharia Elétrica do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRESSA_CRUZ.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.