Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9826Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | SANTOS, Filipe Assen dos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-10T17:40:17Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-10T17:40:17Z | - |
| dc.date.issued | 2025-08-06 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9826 | - |
| dc.description | ABSTRACT Roads are one of the fundamental pillars of mobility and preservation of life safety on highways, being directly impacted by the quality of infrastructure and the effectiveness of public policies. This work critically analyzes the relationship between the conditions of the road infrastructure of Brazilian federal highways and accident rates, with emphasis on aspects of paving, signage, geometry and safety devices. The methodology involves bibliographic and documentary review, based on data made available by institutions such as PRF, DNIT, CNT, in addition to specialized technical literature. The analysis demonstrated that recurring structural failures, lack of preventive maintenance and failure to carry out road audits and inspections are directly associated with the increase in accidents on highways. It is concluded that the adoption of preventive strategies, combined with the implementation of technical audits and the improvement of public management, is essential for reducing accidents and promoting a safer road environment in Brazil. | pt_BR |
| dc.description.abstract | RESUMO A segurança viária é um dos pilares fundamentais da mobilidade e da preservação da vida nas rodovias, sendo diretamente impactada pela qualidade da infraestrutura e pela efetividade das políticas públicas. Este trabalho analisou de forma crítica a relação entre as condições da infraestrutura viária das rodovias federais brasileiras e os índices de acidentes de trânsito, com ênfase nos aspectos de pavimentação, sinalização, geometria e dispositivos de segurança. A metodologia adotada envolveu revisão bibliográfica e documental, com base em dados disponibilizados por instituições como PRF, DNIT, CNT, além de literatura técnica especializada. A análise demonstrou que falhas estruturais recorrentes, ausência de manutenção preventiva e deficiência na realização de auditorias e inspeções viárias estão diretamente associadas ao aumento da sinistralidade nas rodovias. Conclui-se que a adoção de estratégias preventivas, aliada à implementação de auditorias técnicas e à melhoria da gestão pública, é essencial para a redução dos acidentes e promoção de um ambiente rodoviário mais seguro no Brasil. | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
| dc.subject | segurança viária. | pt_BR |
| dc.subject | infraestrutura rodoviária. | pt_BR |
| dc.subject | acidentes de trânsito. | pt_BR |
| dc.subject | auditoria viária. | pt_BR |
| dc.subject | políticas públicas. | pt_BR |
| dc.subject | Road Safety. | pt_BR |
| dc.subject | Road Infrastructure. | pt_BR |
| dc.subject | Traffic Accidents. | pt_BR |
| dc.subject | Road Audit. Public Policies. | pt_BR |
| dc.title | Segurança viária nas rodovias brasileiras | pt_BR |
| dc.title.alternative | Road safety on Brazilian highways | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Engenharia Civil do Campus Bacanga | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FILIPE_SANTOS.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.