Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9834
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTEIXEIRA, Letícia Rithiely Leal-
dc.date.accessioned2025-09-11T13:49:47Z-
dc.date.available2025-09-11T13:49:47Z-
dc.date.issued2025-09-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9834-
dc.descriptionABSTRACT This study aimed to analyze how textual genres are proposed in the 6th-grade textbook, "Educator's Manual - Continuing Education, Portuguese Language," to contribute to Portuguese language teaching. Therefore, the study was based on bibliographic research, in addition to being descriptive, case-by-case, and qualitative research. Therefore, the guiding question was: how are textual genres presented and used in the textbook? For this investigation to be successful, the following general objective was established: to analyze how textual genres are proposed in the textbook. In addition to the general objective, the following specific objectives were developed: to identify the genres associated with the textbook; to verify how textual genres are explored in the activities proposed in the textbook; to discuss the concepts of textual genres; and to assess whether the approach to textual genres in the textbook aligns with the BNCC guidelines. As theoretical references we have: Marcuschi (2010, 2008); Dolz & Schneuwly, 2004, Bakhtin (1997), Koch and Elias (2010), among others.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO O trabalho em questão teve por objetivo fazer uma análise para averiguar de que forma os gêneros textuais são propostos no livro didático do 6o ano, Manual do Educador- Formação Continuada, de Língua Portuguesa, de modo a contribuir com o ensino de Língua Portuguesa. Dessa forma, o trabalho baseou-se em uma pesquisa de caráter bibliográfico, além de ser uma pesquisa descritiva, de caso e qualitativa. À vista disso, a questão norteadora do trabalho foi: de que forma os gêneros textuais são apresentados e utilizados no livro didático? Para que esta investigação tivesse êxito, foi estabelecido o seguinte objetivo geral: analisar de que forma os gêneros textuais são propostos no livro didático. Além do objetivo geral, elaborou-se os seguintes objetivos específicos: identificar os gêneros que estão acoplados no livro didático; verificar como os gêneros textuais são explorados nas atividades propostas no livro didático; discutir acerca das concepções de gêneros textuais; e avaliar se a abordagem dos gêneros textuais presentes no livro está alinhada às diretrizes da BNCC. Como referencial teórico tem-se: Marcuschi( 2010, 2008); Dolz & Schneuwly, 2004, Bakhtin (1997), Koch e Elias (2010), dentre outros.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectgênero textual;pt_BR
dc.subjectlivro didático;pt_BR
dc.subjectlíngua portuguesa.pt_BR
dc.subjecttextual genre;pt_BR
dc.subjecttextbook;pt_BR
dc.subjectportuguese language.pt_BR
dc.titleGêneros textuais: uma análise crítica de um livro didático do 6 ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeTextual genres: a critical analysis of a 6th grade elementary school textbookpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Letras/ Língua Portuguesa do Campus de Bacabal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LETÍCIA_TEXEIRA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso5,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.