Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9834Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | TEIXEIRA, Letícia Rithiely Leal | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-11T13:49:47Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-11T13:49:47Z | - |
| dc.date.issued | 2025-09-14 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9834 | - |
| dc.description | ABSTRACT This study aimed to analyze how textual genres are proposed in the 6th-grade textbook, "Educator's Manual - Continuing Education, Portuguese Language," to contribute to Portuguese language teaching. Therefore, the study was based on bibliographic research, in addition to being descriptive, case-by-case, and qualitative research. Therefore, the guiding question was: how are textual genres presented and used in the textbook? For this investigation to be successful, the following general objective was established: to analyze how textual genres are proposed in the textbook. In addition to the general objective, the following specific objectives were developed: to identify the genres associated with the textbook; to verify how textual genres are explored in the activities proposed in the textbook; to discuss the concepts of textual genres; and to assess whether the approach to textual genres in the textbook aligns with the BNCC guidelines. As theoretical references we have: Marcuschi (2010, 2008); Dolz & Schneuwly, 2004, Bakhtin (1997), Koch and Elias (2010), among others. | pt_BR |
| dc.description.abstract | RESUMO O trabalho em questão teve por objetivo fazer uma análise para averiguar de que forma os gêneros textuais são propostos no livro didático do 6o ano, Manual do Educador- Formação Continuada, de Língua Portuguesa, de modo a contribuir com o ensino de Língua Portuguesa. Dessa forma, o trabalho baseou-se em uma pesquisa de caráter bibliográfico, além de ser uma pesquisa descritiva, de caso e qualitativa. À vista disso, a questão norteadora do trabalho foi: de que forma os gêneros textuais são apresentados e utilizados no livro didático? Para que esta investigação tivesse êxito, foi estabelecido o seguinte objetivo geral: analisar de que forma os gêneros textuais são propostos no livro didático. Além do objetivo geral, elaborou-se os seguintes objetivos específicos: identificar os gêneros que estão acoplados no livro didático; verificar como os gêneros textuais são explorados nas atividades propostas no livro didático; discutir acerca das concepções de gêneros textuais; e avaliar se a abordagem dos gêneros textuais presentes no livro está alinhada às diretrizes da BNCC. Como referencial teórico tem-se: Marcuschi( 2010, 2008); Dolz & Schneuwly, 2004, Bakhtin (1997), Koch e Elias (2010), dentre outros. | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
| dc.subject | gênero textual; | pt_BR |
| dc.subject | livro didático; | pt_BR |
| dc.subject | língua portuguesa. | pt_BR |
| dc.subject | textual genre; | pt_BR |
| dc.subject | textbook; | pt_BR |
| dc.subject | portuguese language. | pt_BR |
| dc.title | Gêneros textuais: uma análise crítica de um livro didático do 6 ano do ensino fundamental | pt_BR |
| dc.title.alternative | Textual genres: a critical analysis of a 6th grade elementary school textbook | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Letras/ Língua Portuguesa do Campus de Bacabal | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LETÍCIA_TEXEIRA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 5,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.