Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9835
Título: Ensino de escrita na educação de jovens e adultos: uma leitura dos relatórios de estágio realizados em escolas públicas municipais de Bacabal - Maranhão
Título(s) alternativo(s): Teaching writing in youth and adult education: a reading of internship reports conducted in municipal public schools in Bacabal, Maranhão
Autor(es): SILVA, Maria Dulcilene da Silva e
Palavras-chave: ensino de escrita;
educação de jovens e adultos;
concepção de escrita.
writing instruction;
youth and adult education;
conceptions of writing.
Data do documento: 14-Ago-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Esta pesquisa é resultado de um estudo desenvolvido no curso de Letras-Português para trabalho de conclusão de curso (TCC). O objeto de análise é o ensino de escrita. Partimos da concepção de que escrita deve ser a materialização de conhecimentos adquiridos pelo sujeito que escreve. Assim, temos como objetivo geral investigar o ensino da escrita na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da cidade de Bacabal–MA, e como objetivos específicos discorrer sobre a atual condição de ensino de escrita implicado nesta modalidade, além de apresentar o que se entende por escrita nas referidas. O corpus de análise é constituído por relatórios de estágio elaborados por acadêmicos do curso de Letras-Português que atuaram na EJA entre 2022 e 2023. O arquivo textual é composto por quatro relatos de observação que integram os relatórios de estágio. A seleção dos relatórios considerou a leitura integral do corpus e a presença de concepções de escrita. Para analisar como acontece o ensino de escrita, fundamentando-se em referenciais teóricos como Britto (2003), Geraldi (1984) e (1997), Gnerre (1998), Osakabe (1995) e Riolfi et al. (2008). A partir da teoria e análise do corpus, notamos que as atuais práticas de ensino se encontram estagnadas, onde o aluno não é preparado para atuar como sujeito de seu próprio discurso. A língua passou a ser concebida apenas como um código de transcrição, com o ensino pautado em métodos analíticos e sintéticos. Observamos que o aluno não ocupa a posição de detentor do próprio discurso para operar nas diversas áreas da vida em sociedade, portanto, constatou-se que o ensino da escrita na EJA deve priorizar práticas significativas, contextualizadas e integradas às vivências dos alunos, aos quais favoreçam a reflexão, a autoria, a autonomia e o exercício da cidadania, tornando-se um instrumento de transformação pessoal e coletiva. Ao observarmos tais problemáticas no ensino de escrita da EJA, chegamos à concepção de engessada, em que a escrita se faz no texto, além da dificuldade no trabalho da instrução educacional e a detenção no ensino que em muitos casos não proporciona uma participação ativa do educando.
Descrição: ABSTRACT This research is the result of a study developed within the Portuguese Language and Literature program as part of an undergraduate thesis (TCC). The object of analysis is the teaching of writing. We begin with the conception that writing should be understood as the materialization of the knowledge acquired by the writer. The general objective is to investigate the teaching of writing in the Youth and Adult Education program (EJA) in the city of Bacabal–MA. The specific objectives are to discuss the current conditions of writing instruction within this modality and to present the concept of writing that underlies it. The corpus of analysis consists of internship reports produced by undergraduate students of Portuguese Language and Literature who worked in EJA between 2022 and 2023. The archive of texts is composed of four observation reports included in the internship documentation. The reports were selected through a complete reading of the corpus and the identification of writing conceptions. To analyze how writing is taught, we draw on theoretical references such as Britto (2003), Geraldi (1984, 1997), Gnerre (1998), Osakabe (1995), and Riolfi et al. (2008). Based on the theoretical framework and corpus analysis, we observed that current teaching practices remain stagnant, in which students are not prepared to act as agents of their own discourse. Language is treated merely as a transcription code, and instruction is guided by analytical and synthetic methods. Students are not positioned as holders of their own discourse to engage in various spheres of social life. Therefore, it was found that writing instruction in EJA should prioritize meaningful, contextualized practices that are integrated with students’ experiences, fostering reflection, authorship, autonomy, and the exercise of citizenship, making writing an instrument of personal and collective transformation. The analysis of these challenges leads us to conclude that writing instruction in EJA is rigid and limited, with writing restricted to textual reproduction, alongside difficulties in educational instruction that often hinder the active participation of learners.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9835
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Letras/ Língua Portuguesa do Campus de Bacabal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA_SILVA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso350,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.