Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9837
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCRISTO, Ana Clara Figueiredo Gama de-
dc.date.accessioned2025-09-11T16:37:31Z-
dc.date.available2025-09-11T16:37:31Z-
dc.date.issued2025-08-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9837-
dc.descriptionThe present work proposes an investigation on the concept of canvas-body formulated by Leda Maria Martins, from the creation of the multilanguage work entitled "InCorpOração: A Spiral of Flavors". The research articulates artistic, spiritual and pedagogical practices with the objective of valuing the ancestral Afro-pindoramic knowledge and challenging the eurocentric paradigms of knowledge production. Through a cartographic and multidisciplinary methodology, the study analyzes corporeity as a tool for creation and resistance, understanding the body as a territory of memory, expression and spirituality. The Appearance presented at the Plataforma Ribanceira Artistic Residency: Encruzilhadas Amazônidas is analyzed as a ritual of abundance and healing. The work also proposes the workshop Retomada Corporal aimed at dissident bodies, as a pedagogical and political development of the research. The study is constituted as a gesture of reconnection with ancestry and reaffirmation of other ways to exist, create and share knowledge.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho propõe uma investigação sobre o conceito de “corpo-tela”, formulado por Leda Maria Martins (2021), a partir da criação da obra multilinguagem intitulada “InCorpOração: Uma Espiral de Sabores”. A pesquisa articula práticas artísticas, espirituais e pedagógicas com o objetivo de valorizar os saberes ancestrais afropindorâmicos e contestar os paradigmas eurocentrados de produção de conhecimento. Por meio de uma metodologia cartográfica e multidisciplinar, o estudo analisa a corporeidade como ferramenta de criação e resistência, entendendo o corpo como território de memória, expressão e espiritualidade. A “Aparição” (Caridade, 2021) apresentada na Residência Artística Plataforma Ribanceira: Encruzilhadas Amazônidas é analisada como ritual de abundância e cura. O trabalho ainda propõe a oficina Retomada Corporal, voltada para corpos dissidentes, como desdobramento pedagógico e político da pesquisa. O estudo se constitui como gesto de reconexão com a ancestralidade e de reafirmação de outros modos de existir, criar e compartilhar saberes.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectCorpo-tela;pt_BR
dc.subjectAncestralidade;pt_BR
dc.subjectAparição;pt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectCanvas-body;pt_BR
dc.subjectAncestry;pt_BR
dc.subjectAppearence;pt_BR
dc.subjectCreativitypt_BR
dc.titleUm estudo de corpo-tela através da obra InCorpOração: Uma espiral de saborespt_BR
dc.title.alternativeA study of body-screen through the work InCorpOração: A spiral of flavorspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Artes Visuais do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA CLARA FIGUEIREDO GAMA DE CRISTO.pdfTCC de Graduação3,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.