Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9837Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | CRISTO, Ana Clara Figueiredo Gama de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-11T16:37:31Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-11T16:37:31Z | - |
| dc.date.issued | 2025-08-06 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9837 | - |
| dc.description | The present work proposes an investigation on the concept of canvas-body formulated by Leda Maria Martins, from the creation of the multilanguage work entitled "InCorpOração: A Spiral of Flavors". The research articulates artistic, spiritual and pedagogical practices with the objective of valuing the ancestral Afro-pindoramic knowledge and challenging the eurocentric paradigms of knowledge production. Through a cartographic and multidisciplinary methodology, the study analyzes corporeity as a tool for creation and resistance, understanding the body as a territory of memory, expression and spirituality. The Appearance presented at the Plataforma Ribanceira Artistic Residency: Encruzilhadas Amazônidas is analyzed as a ritual of abundance and healing. The work also proposes the workshop Retomada Corporal aimed at dissident bodies, as a pedagogical and political development of the research. The study is constituted as a gesture of reconnection with ancestry and reaffirmation of other ways to exist, create and share knowledge. | pt_BR |
| dc.description.abstract | O presente trabalho propõe uma investigação sobre o conceito de “corpo-tela”, formulado por Leda Maria Martins (2021), a partir da criação da obra multilinguagem intitulada “InCorpOração: Uma Espiral de Sabores”. A pesquisa articula práticas artísticas, espirituais e pedagógicas com o objetivo de valorizar os saberes ancestrais afropindorâmicos e contestar os paradigmas eurocentrados de produção de conhecimento. Por meio de uma metodologia cartográfica e multidisciplinar, o estudo analisa a corporeidade como ferramenta de criação e resistência, entendendo o corpo como território de memória, expressão e espiritualidade. A “Aparição” (Caridade, 2021) apresentada na Residência Artística Plataforma Ribanceira: Encruzilhadas Amazônidas é analisada como ritual de abundância e cura. O trabalho ainda propõe a oficina Retomada Corporal, voltada para corpos dissidentes, como desdobramento pedagógico e político da pesquisa. O estudo se constitui como gesto de reconexão com a ancestralidade e de reafirmação de outros modos de existir, criar e compartilhar saberes. | pt_BR |
| dc.publisher | UFMA | pt_BR |
| dc.subject | Corpo-tela; | pt_BR |
| dc.subject | Ancestralidade; | pt_BR |
| dc.subject | Aparição; | pt_BR |
| dc.subject | Criatividade | pt_BR |
| dc.subject | Canvas-body; | pt_BR |
| dc.subject | Ancestry; | pt_BR |
| dc.subject | Appearence; | pt_BR |
| dc.subject | Creativity | pt_BR |
| dc.title | Um estudo de corpo-tela através da obra InCorpOração: Uma espiral de sabores | pt_BR |
| dc.title.alternative | A study of body-screen through the work InCorpOração: A spiral of flavors | pt_BR |
| dc.type | Other | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Artes Visuais do Campus do Bacanga | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ANA CLARA FIGUEIREDO GAMA DE CRISTO.pdf | TCC de Graduação | 3,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.