Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9838
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCOSTA, Carolina Mariana de Souza-
dc.date.accessioned2025-09-11T19:08:43Z-
dc.date.available2025-09-11T19:08:43Z-
dc.date.issued2025-08-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9838-
dc.descriptionABSTRACT This study aims to report and analyze how the use of Afro-Brazilian games and play activities can be incorporated into Physical Education classes to contribute to students’ self-image and recognition. The research was conducted with elementary school classes in two schools located in the Itaqui-Bacanga region of São Luís/MA. This qualitative study was based on the action-research methodology and was developed over 20 school days, totaling 40 Physical Education classes. The implemented activities aimed to promote the recognition of ethnic-racial identity, the appreciation of Afro-Brazilian culture, and the construction of an anti-racist pedagogical practice. The proposals were guided by the learning rights set forth in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), with a focus on playfulness, inclusion, and respect for diversity. The results, obtained through the creation and analysis of children's drawings before and after the introduction of the games in Physical Education classes, showed that Afro- Brazilian games and play stimulated students' interest, fostered collective engagement, and enabled reflections on belonging, respect for differences, and appreciation of Black culture. The study also highlights the importance of critical teacher training and the effective implementation of public law 10.639/03, reinforcing the role of school-based Physical Education as a privileged space for combating racism and strengthening ethnic-racial identities from early childhood.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Este trabalho tem como objetivo relatar e analisar como os jogos e brincadeiras de origem africana e afro-brasileira foram trabalhados nas aulas de Educação Física de forma a contribuir para a sua autoimagem e reconhecimento, em turmas do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, em duas escolas da região Itaqui- Bacanga, na cidade de São Luís/MA. A pesquisa, de abordagem qualitativa, fundamentou-se na metodologia da pesquisa-ação e foi desenvolvida ao longo de três meses, por 20 dias letivos, totalizando 40 aulas de Educação Física nas escolas. As atividades aplicadas buscaram promover o reconhecimento da identidade étnico-racial, a valorização da cultura afro-brasileira e a construção de uma prática pedagógica antirracista. As propostas foram pautadas nos direitos de aprendizagem previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com foco na ludicidade, inclusão e respeito à diversidade. Os resultados encontrados por meio da realização e análise dos desenhos feitos pelas crianças antes e após a aplicação dos jogos nas aulas de educação física, demonstraram que os jogos e brincadeiras afro-brasileiras despertaram o interesse dos alunos, favoreceram o engajamento coletivo e possibilitaram reflexões sobre pertencimento, respeito às diferenças e valorização da cultura negra. O estudo evidencia ainda, a importância da formação docente crítica e da implementação efetiva da Lei 10.639/2003, reforçando o papel da Educação Física escolar como espaço privilegiado para o combate ao racismo e o fortalecimento das identidades étnico-raciais desde a infância.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjecteducação física escolar;pt_BR
dc.subjectjogos;pt_BR
dc.subjectbrincadeiras afro-brasileiras;pt_BR
dc.subjectcultura negra;pt_BR
dc.subjectidentidade étnico-racial;pt_BR
dc.subjecteducação antirracista.pt_BR
dc.subjectschool physical education;pt_BR
dc.subjectafro-brazilian games;pt_BR
dc.subjectplay;pt_BR
dc.subjectblack culture;pt_BR
dc.subjectethnic-racial identity;pt_BR
dc.subjectanti-racist educationpt_BR
dc.titleContribuições dos jogos e brincadeiras de matriz africana e afro-brasileira na identidade e reconhecimentopt_BR
dc.title.alternativeContributions of games and activities of African and Afro-Brazilian origin to identity and recognitionpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAROLINA_COSTA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.