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dc.contributor.authorAZEVEDO, Keven Dalton Bertolino-
dc.date.accessioned2025-09-12T18:34:19Z-
dc.date.available2025-09-12T18:34:19Z-
dc.date.issued2025-06-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9844-
dc.descriptionRoad intersections are critical points in the urban network, often associated with high accident rates due to the confluence of diverse traffic flows and the lack of adequate infrastructure. In the municipality of Balsas, Maranhão, the access to the Federal University of Maranhão campus, located on the MA-140 highway, presents deficiencies that compromise safety and traffic flow, such as inefficient signage, reduced visibility, and the absence of protective devices for vulnerable users. Literature indicates that structural and operational interventions at intersections, based on traffic engineering principles, contribute significantly to reducing accidents and improving urban mobility. Therefore, this study aimed to propose a technically and economically viable solution to improve the access to the UFMA/Balsas campus. The methodology adopted involved a field survey, normative analysis, geometric modeling, and operational simulations, as well as an economic feasibility study based on NPV, IRR, and B/C indicators. Three intervention alternatives were evaluated, with the most efficient solution being the anticipation of access and geometric reorganization. It is concluded that the proposed redevelopment not only improves safety and accessibility but also aligns with sustainable urban development guidelines.pt_BR
dc.description.abstractAs interseções viárias são pontos críticos da malha urbana, frequentemente associadas a altos índices de acidentes devido à confluência de fluxos diversos e à carência de infraestrutura adequada. No município de Balsas (MA), o acesso ao campus da Universidade Federal do Maranhão, localizado na rodovia MA-140, apresenta deficiências que comprometem a segurança e a fluidez do tráfego, como sinalização ineficiente, visibilidade reduzida e ausência de dispositivos de proteção aos usuários vulneráveis. A literatura aponta que intervenções estruturais e operacionais em interseções, baseadas em princípios da engenharia de tráfego, contribuem significativamente para a redução de sinistros e melhoria da mobilidade urbana. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo propor uma solução técnica e economicamente viável para requalificar o acesso à UFMA/Balsas. A metodologia adotada envolveu levantamento de campo, análise normativa, modelagem geométrica e simulações operacionais, além de estudo de viabilidade econômica com base nos indicadores VPL, TIR e B/C. Foram avaliadas três alternativas de intervenção, sendo a antecipação do acesso e reorganização geométrica a solução mais eficiente. Conclui-se que a requalificação proposta não apenas eleva os níveis de segurança e acessibilidade, como também se alinha às diretrizes de desenvolvimento urbano sustentável.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectinterseção viária;pt_BR
dc.subjectsegurança no trânsito;pt_BR
dc.subjectmobilidade urbana;pt_BR
dc.subjectengenharia de tráfego;pt_BR
dc.subjectanálise de viabilidadept_BR
dc.subjectintersection;pt_BR
dc.subjecttraffic safety;pt_BR
dc.subjecturban mobility;pt_BR
dc.subjecttraffic engineering;pt_BR
dc.subjectfeasibility analysispt_BR
dc.titleMelhorando o acesso de entrada ao campus UFMA/Balsas: Uma análise técnica e econômicapt_BR
dc.title.alternativeImproving Access to the UFMA/Balsas Campus: A Technical and Economic Analysispt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Engenharia Civil do Campus de Balsas

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