Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9844| Título: | Melhorando o acesso de entrada ao campus UFMA/Balsas: Uma análise técnica e econômica |
| Título(s) alternativo(s): | Improving Access to the UFMA/Balsas Campus: A Technical and Economic Analysis |
| Autor(es): | AZEVEDO, Keven Dalton Bertolino |
| Palavras-chave: | interseção viária; segurança no trânsito; mobilidade urbana; engenharia de tráfego; análise de viabilidade intersection; traffic safety; urban mobility; traffic engineering; feasibility analysis |
| Data do documento: | 24-Jun-2025 |
| Editor: | UFMA |
| Resumo: | As interseções viárias são pontos críticos da malha urbana, frequentemente associadas a altos índices de acidentes devido à confluência de fluxos diversos e à carência de infraestrutura adequada. No município de Balsas (MA), o acesso ao campus da Universidade Federal do Maranhão, localizado na rodovia MA-140, apresenta deficiências que comprometem a segurança e a fluidez do tráfego, como sinalização ineficiente, visibilidade reduzida e ausência de dispositivos de proteção aos usuários vulneráveis. A literatura aponta que intervenções estruturais e operacionais em interseções, baseadas em princípios da engenharia de tráfego, contribuem significativamente para a redução de sinistros e melhoria da mobilidade urbana. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo propor uma solução técnica e economicamente viável para requalificar o acesso à UFMA/Balsas. A metodologia adotada envolveu levantamento de campo, análise normativa, modelagem geométrica e simulações operacionais, além de estudo de viabilidade econômica com base nos indicadores VPL, TIR e B/C. Foram avaliadas três alternativas de intervenção, sendo a antecipação do acesso e reorganização geométrica a solução mais eficiente. Conclui-se que a requalificação proposta não apenas eleva os níveis de segurança e acessibilidade, como também se alinha às diretrizes de desenvolvimento urbano sustentável. |
| Descrição: | Road intersections are critical points in the urban network, often associated with high accident rates due to the confluence of diverse traffic flows and the lack of adequate infrastructure. In the municipality of Balsas, Maranhão, the access to the Federal University of Maranhão campus, located on the MA-140 highway, presents deficiencies that compromise safety and traffic flow, such as inefficient signage, reduced visibility, and the absence of protective devices for vulnerable users. Literature indicates that structural and operational interventions at intersections, based on traffic engineering principles, contribute significantly to reducing accidents and improving urban mobility. Therefore, this study aimed to propose a technically and economically viable solution to improve the access to the UFMA/Balsas campus. The methodology adopted involved a field survey, normative analysis, geometric modeling, and operational simulations, as well as an economic feasibility study based on NPV, IRR, and B/C indicators. Three intervention alternatives were evaluated, with the most efficient solution being the anticipation of access and geometric reorganization. It is concluded that the proposed redevelopment not only improves safety and accessibility but also aligns with sustainable urban development guidelines. |
| URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9844 |
| Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Engenharia Civil do Campus de Balsas |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| KEVEN DALTON BERTOLINO AZEVEDO.pdf | TCC de Graduação | 6,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.