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http://hdl.handle.net/123456789/9846| Título: | Gerenciamento de tráfego urbano utilizando jaamsim em cruzamento da cidade Balsas-MA |
| Título(s) alternativo(s): | Urban traffic management using Jaamsim at a city intersection Balsas-MA |
| Autor(es): | VASCONCELOS, Pedro Augusto Pimentel De |
| Palavras-chave: | Mobilidade urbana; cruzamento viário; simulação de tráfego; JAAMSIM; sinalização semafórica Urban mobility; road intersection; traffic simulation; JAAMSIM; traffic signaling |
| Data do documento: | 12-Ago-2025 |
| Editor: | UFMA |
| Resumo: | A mobilidade urbana eficiente e segura é um desafio crescente nas cidades brasileiras, especialmente em áreas centrais que apresentam intenso fluxo de veículos e pedestres. Diante desse cenário, este trabalho analisou o gerenciamento de tráfego no cruzamento entre a Rua José Leão e a Rua Prefeito Edísio Silva, em Balsas (MA), utilizando o software JaamSim. O objetivo foi diagnosticar deficiências na configuração viária e propor intervenções que aumentem tanto a segurança quanto a eficiência da circulação. Para isso, foram coletados dados em três dias da semana (terça, quarta e quinta-feira), nos períodos de 11h30 às 12h30 – dos dias 03/06/2025 a 05/06/2025 – e de 18h30 às 19h30 – dos dias 08/07/2025 a 10/07/2025. Em seguida foram simulados três cenários diferentes, nos quais se alteraram as configurações semafóricas e a organização viária. Os resultados mostraram que as duas vias apresentam volumes de tráfego relativamente semelhantes; contudo, a Rua José Leão registrou um maior fator de ponta, enquanto a Rua Prefeito Edísio Silva apresentou um fluxo mais equilibrado. Além disso, observou-se que o pico de tráfego ocorre no período da manhã, entre 11h30 e 12h30. Em relação a simulação, o Cenário 1 destacou-se por apresentar o melhor desempenho, pois conseguiu equilibrar os tempos de espera em ambas as vias e manter os comprimentos de fila abaixo dos limites críticos. Isso evidencia que ajustes moderados nos tempos semafóricos são suficientes para melhorar o desempenho global do cruzamento, sem causar impactos negativos em nenhuma das ruas. Por fim, as propostas de melhoria desenvolvidas incluem ajustes na sinalização horizontal e vertical e a otimização dos tempos semafóricos. |
| Descrição: | Efficient and safe urban mobility is an increasing challenge in Brazilian cities, especially in central areas with heavy flows of vehicles and pedestrians. In this context, this study analyzed traffic management at the intersection of José Leão Street and Prefeito Edísio Silva Street, in Balsas (MA), using the JaamSim software. The objective was to diagnose deficiencies in the road configuration and propose interventions that could enhance both safety and circulation efficiency. For this purpose, data were collected on three weekdays (Tuesday, Wednesday, and Thursday) during the periods from 11:30 a.m. to 12:30 p.m. – from 03/06/2025 to 05/06/2025 – and from 6:30 pm to 7:30 pm – from 08/07/2025 to 10/07/2025. Subsequently, three different scenarios were simulated, in which traffic light settings and road organization were modified. The results showed that the two streets have relatively similar traffic volumes; however, José Leão Street recorded a higher peak factor, while Prefeito Edísio Silva Street presented a more balanced flow. Furthermore, it was observed that the traffic peak occurs in the morning period, between 11:30 a.m. and 12:30 p.m. Regarding the simulation, Scenario 1 stood out for delivering the best performance, as it managed to balance waiting times on both streets and keep queue lengths below critical limits. This demonstrates that moderate adjustments to traffic light timings are sufficient to improve the overall performance of the intersection without causing negative impacts on either street. Finally, the proposed improvements include adjustments to horizontal and vertical signage, as well as the optimization of traffic light timings. |
| URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9846 |
| Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Engenharia Civil do Campus de Balsas |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| PEDRO AUGUSTO PIMENTEL DE VASCONCELOS.pdf | TCC de Graduação | 1,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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